Topo

Um gol em três jogos. Criação e ataque viram maior desafio para Levir Culpi

Levir Culpi lamentou os erros de finalização do Santos - Flavio Hopp/Estadão Conteúdo - Flavio Hopp/Estadão Conteúdo
Imagem: Flavio Hopp/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Santos (SP)

02/07/2017 04h00

Quatro gols em seis jogos com Levir Culpi - apenas um nos últimos três, sendo que este foi marcado na noite deste sábado (1), no empate por 1 a 1 contra o Atlético-GO, já com um homem a mais em campo. Ainda com pouco tempo no comando do Santos, o técnico já sabe que os setores de criação e ataque estão na lista de prioridades do que precisa ser corrigido no time.

Apesar de ter entrado em campo com um time alternativo  - e, consequentemente, desencontrado - contra o Atlético-GO, o Santos teve uma atuação para ser esquecida na etapa inicial, quando os times ainda estavam em igualdade numérica. A equipe da Vila Belmiro conseguiu apenas uma finalização em 45 minutos – e que inclusive não teve o gol como alvo.

A história só foi melhorar na segunda etapa, já com Lucas Lima e Thiago Maia em campo e, principalmente, com um jogador a mais a partir dos 6min. Ainda assim, foram apenas duas finalizações certas, e oito erradas. Algo que precisa evoluir caso o Santos não queira ficar no caminho especialmente na Libertadores e na Copa do Brasil, que são torneios de mata-mata.

Prejudicada pelo setor de criação, a ineficiência dos jogadores de ataque também chama atenção. Copete foi o último a ir às redes, no triunfo sobre o Vitória (2 a 0). Além disso, já são cinco jogos sem um centroavante marcar - Kayke garantiu a vitória sobre o Palmeiras (1 a 0) na já distante estreia de Levir, dia 14 de junho. Desde então, o Santos passou em branco em três dos cinco jogos disputados.

Vale ressaltar, porém, que o problema não é novo. Mesmo com Dorival Júnior, a média de gols não era das maiores. Em 26 jogos, foram 43 gols, ressaltando que muitos deles foram marcados contra times de menor expressão, no Campeonato Paulista. No Brasileirão, o Santos marcou apenas três gols em quatro partidas com o ex-técnico no comando.

Com nove gols em 11 partidas disputadas, o Santos é hoje o dono do terceiro pior ataque do Brasileiro, à frente apenas dos lanternas Avaí (5) e Atlético-GO (7) e empatado com Vitória (18º) e Coritiba (9º). Ainda assim, aparece, ao menos por enquanto, na quarta posição da tabela, com 17 pontos – pode ser ultrapassado por até sete equipes neste domingo (2).