Topo

Em nota oficial, São Paulo anuncia demissão de Rogério Ceni

Bruno Grossi, José Eduardo Martins e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/07/2017 14h21

Rogério Ceni não é mais técnico do São Paulo. Em comunicado divulgado no site do clube, a diretoria agradeceu ao ex-goleiro pelos serviços prestados e desejou sorte em novos desafios. Foram 37 partidas do Mito como treinador, começando pela estreia na Florida Cup com empate sem gols contra o River Plate e terminando com derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo. Dorival Júnior, que está desempregado desde que deixou o Santos em junho, é o mais cotado.

"O respeito e o reconhecimento pela grandeza de Rogerio Ceni, como figura histórica desta instituição, serão eternamente celebrados”, declarou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva na nota oficial. Leco convocou reunião no CT da Barra Funda na manhã desta segunda-feira e o técnico encarou com naturalidade a decisão da diretoria.

Nos 37 jogos à frente do São Paulo, Ceni somou 14 vitórias, 13 empates e dez derrotas, além de 55 gols pró e 42 gols contra e 49,5% de aproveitamento. A princípio, pelos números, o clube teria de pagar a multa rescisória de R$ 5 milhões ao técnico. Teoricamente, ela só seria cancelada caso o aproveitamento fosse abaixo de 47% - uma média dos últimos treinadores do Tricolor -, mas o ex-goleiro e os dirigentes ainda negociarão os termos.

Além de Ceni, a comissão técnica já havia perdido o auxiliar inglês Michael Beale, que pediu demissão na última sexta-feira. Outro que teve a saída confirmada foi o francês Charles Hembert, supervisor de futebol. Assim, Pintado deve ser o técnico da equipe durante a semana e, caso não haja nenhum avanço nas negociações com Dorival, também dirigirá o time no clássico de domingo, às 19h, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Campanha

Ceni deixa o São Paulo na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, abrindo a zona de rebaixamento. Na Copa Sul-Americana, foi eliminado ainda na primeira fase para o modesto Defensa y Justicia, no Morumbi. Antes, caiu também na quarta fase da Copa do Brasil, para o Cruzeiro, e na semifinal do Campeonato Paulista, diante do Corinthians.