Topo

Ídolo do Santa como técnico e jogador, Giva é o 'rei do acesso' no Brasil

Giva chega ao Arruda para sua oitava passagem: seis como técnico e duas como jogador - TELMO FERREIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Giva chega ao Arruda para sua oitava passagem: seis como técnico e duas como jogador Imagem: TELMO FERREIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Salvador

03/07/2017 10h19

Givanildo Oliveira está de volta ao Santa Cruz para sua oitava passagem no Arruda. Ídolo como jogador na década de 70, quando deixou o clube apenas para entrar na história do Corinthians com o título paulista de 77, ele foi anunciado como novo técnico da equipe neste domingo (2), após derrota por 2 a 0 no dia a anterior para o Oeste na Série B.

Será a sexta vez que Giva comandará o time coral. Numa delas, em 2005, liderou a equipe na subida à Série A - que será novamente sua missão. Do assunto, ele entende: é o "rei do acesso" no futebol nacional.

Além do ascenso com Santa em 2005, Giva subiu outras quatro vezes da segunda para primeira divisão, sendo o treinador brasileiro com mais acessos. O mais recentes deles aconteceu em 2015, com o América-MG.

O próprio time mineiro já havia contado com Giva para chegar à elite em 1997, no primeiro acesso do treinador. Ele também teve sucesso no Paysandu, em 2001, e do Sport, em 2006.

O treinador de 68 anos havia sido demitido do comando do Ceará há cerca de duas semanas. Desde então, com o interino Adriano Teixeira no comando do Santa, o nome de Giva passou a ser pedido por parte da torcida tricolor, insatisfeita com o resultados e desempenho recentes da equipe.

Como jogador do Santa, Giva foi pentacampeão pernambucano consecutivo entre 1969 e 1973, transformando-se num dos símbolos da década gloriosa do clube, e disputou 13 partidas pela seleção brasileira.

Ele começa os trabalhos no Arruda nesta segunda (3), com a reapresentação dos jogadores no período da tarde, visando o jogo contra o Brasil de Pelotas, na próxima sexta (7), na Arena Pernambuco. 

Apesar de o Santa pensar em acesso, a equipe teve uma sequência ruim de jogos e caiu para a 12ª posição da Série B, a cinco pontos do primeiro time no G-4, mas a apenas dois do primeiro na zona de rebaixamento, o Figueirense.