Topo

Não nos interessa disputar Copa do Nordeste, diz presidente do Sport

Williams Aguiar/Sport Club Recife
Imagem: Williams Aguiar/Sport Club Recife

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 16h30

O presidente do Sport, Arnaldo Barros, afirmou que o clube não tem interesse em participar da Copa do Nordeste. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), o dirigente falou também em nome do Náutico, outro clube pernambucano que se desvinculou da Liga do Nordeste.

O anúncio da desfiliação de Náutico e Sport aconteceu nesta segunda-feira. Na última sexta foi assinado um documento conjunto dos dois clubes.

Único do "trio de ferro" pernambucano que permanece na Liga do Nordeste, o Santa Cruz também cogita deixá-la e convocará uma reunião do Conselho Deliberativo para se decidir.

"O Santa Cruz vai levar o tema ao Conselho Deliberativo. Entendemos que não devemos decidir isoladamente um assunto tão relevante para os destinos do clube. Será, então, convocada uma Assembleia Extraordinária para o assunto ser debatido", afirmou o presidente do Santa, Alírio Moraes, por mensagem ao UOL Esporte

Em nota oficial, o Santa Cruz também se manifestou sobre a fase preliminar da Copa do Nordeste, o “pré-Nordestão”. Como terminou na terceira colocação do Pernambucano, a equipe teria que jogar a seletiva para tentar uma vaga na Copa do Nordeste. O Santa Cruz entende que, com a desfiliação do Sport, a vaga seria automaticamente sua.

“Sobre o Pré-Nordestão, a conclusão é de que: caso fique definida a permanência do Santa, dentro da Liga, e considerando a anunciada desfiliação do Sport Club do Recife, conforme o regulamento, o Tricolor teria vaga direta na competição. Portanto, o Santa Cruz não reconhece o sorteio realizado, nesta segunda-feira, como algo definitivo”.

O principal motivo da ruptura de Sport e Náutico com a Liga é financeiro: a dupla contesta o valor da cota de participação. Em entrevista à rádio Jornal na noite deste domingo, o diretor de futebol do Náutico falou sobre o tema. 

"A Copa do Nordeste está consolidada, mas os clubes não estão confortáveis. Os grandes têm a mesma verba dos menores, e é necessário uma reformulação. Dessa maneira não é rentável", afirmou Emerson Barbosa.