Topo

Por desenvolvimento, seleção sub-17 da Índia pode jogar liga portuguesa

De olho no Mundial Sub-20 de 2019, seleção sub-17 da Índia (foto) disputaria divisão de acesso do Campeonato Português sub-19 nos próximos dois anos - AIFF/Divulgação
De olho no Mundial Sub-20 de 2019, seleção sub-17 da Índia (foto) disputaria divisão de acesso do Campeonato Português sub-19 nos próximos dois anos Imagem: AIFF/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/07/2017 18h00

De acordo com a Federação de Futebol da Índia (AIFF), a seleção sub-17 do país poderá buscar uma vaga em divisões de acesso de um campeonato nacional de base na Europa. A meta é promover o desenvolvimento de jovens jogadores nos próximos dois anos, de forma a colocar o país como um potencial candidato a sede do Mundial Sub-20 de 2019.

A informação foi divulgada por Kushal Das, secretário-geral da AIFF, em declarações publicadas pelo jornal The Indian Express. O dirigente não divulgou com quais ligas negocia, mas afirmou apenas que Portugal é um dos potenciais destinos da seleção sub-17 indiana.

“A ideia é fazer o time jogar na segunda ou na terceira divisão de um campeonato sub-18 ou sub-19 na Europa por pelo menos dois anos. Se funcionar como nós planejamos, será de grande ajuda no desenvolvimento do jogador”, afirmou Kushal Das.

A Índia será a anfitriã do Mundial Sub-17 de 2017, a ser disputado entre 6 e 28 de outubro. No entanto, segundo o jornal, o presidente da AIFF, Praful Patel, já discute com a Fifa a possibilidade de receber o Mundial Sub-20 daqui dois anos. A edição de 2017 da competição será na Coreia do Sul.

O fato de um país asiático receber o Sub-20 em 2017, porém, pode ser um obstáculo. “A disputa (pela sede) ainda não começou. Quando começar, poderemos observar melhor”, afirmou Kushal Das, esperando um aval da Fifa para manter o torneio no continente. “Esperamos para ouvir isso deles. Tomara que eles considerem nosso pedido. Do contrário, respeitaremos a decisão.”

A iniciativa da Índia na Europa, porém, não é inédita. No fim de junho, o jornal Bild anunciou que a seleção sub-20 chinesa vai ser inscrita na quarta divisão do Campeonato Alemão. A meta, assim como a da AIFF, é acelerar o desenvolvimento de jovens atletas.