Topo

Vetado por Luis Enrique, reforço do Barça quer ser como Cristiano Ronaldo

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

07/07/2017 04h00

Ao chegar para treinamento no Barcelona em 2014, Gerard Deulofeu faz uma brincadeira no estacionamento do clube (ver vídeo acima). Abre os braços, aponta para o próprio peito e depois ao chão, como se dissesse “eu estou aqui”. O gesto é uma imitação de Cristiano Ronaldo, de quem é fã. Apreço que incomoda a torcida do Barça.

Deulofeu se define como "um jogador de personalidade forte". Há quem chame de marra, mas o fato é que o rendimento recente dentro de campo no Milan – foi convocado para a seleção espanhola nas Eliminatórias da Copa do Mundo - fez o Barcelona exercer uma prioridade de recompra no valor de 12 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões).

O primeiro reforço do clube catalão para a temporada 2017/2018 terá vinculo até 30 de junho de 2019. Tempo de sobra para apagar a má impressão deixada no clube como profissional – é formado em La Masia, a fábrica de talentos do Barcelona.

"Tem gente que não me conhece e fala muitas coisas. Quem me conhece sabe como eu sou", comentou o atacante quando perguntado sobre o comportamento fora de campo na passagem pelo Barcelona em 2014.

Na ocasião, Deulofeu mal teve a oportunidade de treinar no clube. O gesto de Cristiano Ronaldo foi criticado pela imprensa local e a análise do então treinador Luis Enrique era de que “a marra” prejudicaria o elenco.

“Tem que amadurecer ainda mais. Terá mais espaço em outro elenco e precisa aproveitar isso se pensar em voltar para o Barcelona”, justificou Luis Enrique.

“A imagem de Deulofeu por aqui realmente não é boa. Idolatria por Cristiano Ronaldo, a personalidade forte e um cara de poucos amigos. Isso contrasta com o perfil de jogador para o Barcelona”, analisou Bruno Alemany, repórter da rádio espanhola Cadena Ser.

Hoje, aos 23 anos, Deulofeu ganha a chance de apagar a lembrança ruim deixada pelo comportamento no vestiário do Barcelona em 2014. Já a idolatria por Cristiano Ronaldo não será alterada.

“Quero ser como ele (Cristiano Ronaldo). Muito bom no jogo aéreo, com chute perfeito e uma perna esquerda de muita potência e precisão”, disse Deulofeu em entrevista recente como jogador do Milan.