Topo

Sem acordo com são-paulino, Ajax prepara oferta por Zeca, do Santos

Zeca está na mira do Ajax, da Holanda - Ivan Storti/ Santos FC
Zeca está na mira do Ajax, da Holanda Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

José Eduardo Martins e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e Santos

07/07/2017 04h00

Representantes do Ajax vão desembarcar no Brasil na próxima semana com a intenção de negociar com o Santos. Com a janela de transferência para a Europa aberta, os holandeses estão interessados em contratar Zeca. A oferta pelo lateral esquerdo é de 6 milhões de euros (R$ 22,2 milhões), e o clube não chegou por acaso ao nome do ala santista.

Inicialmente, o Ajax tinha a intenção de contratar Júnior Tavares, do São Paulo. Os holandeses monitoraram o ala tricolor desde o início da temporada e chegaram até a enviar pessoas responsáveis pelas estatísticas da equipe para observar o jogador. Já nas partidas contra o Avaí e o Palmeiras, em maio, pelo Campeonato Brasileiro, um funcionário do Ajax com poder de fazer uma oferta esteve no Morumbi para ver o lateral de perto.

Na ocasião, os holandeses ficaram bem impressionados com o são-paulino. No entanto, eles se assustaram com o valor que o São Paulo esperava receber, 10,5 milhões de euros. A diretoria tricolor, por sua vez, deu um aumento salarial para o ala e renovou o seu vínculo, que era válido até 2019, para o fim de 2021. Revelado pelo Grêmio, o jogador teve 50% dos seus direitos comprados pelo São Paulo no início do ano por R$ 500 mil.

O Santos, por sua vez, não esconde que pretende negociar pelo menos uma de suas revelações nesta janela de transferências. Os campeões olímpicos Zeca e Thiago Maia são os principais alvos dos clubes europeus, mas a diretoria santista não recebeu nenhuma proposta até o momento. A ideia é vender um deles (ou até mesmo os dois) para não fechar as contas no vermelho no fim do ano. Vale ressaltar que o presidente Modesto Roma tem interesse em colocar as finanças em dia pois ele concorre a reeleição em dezembro.

Só que, segundo apurou o UOL Esporte, o Ajax terá de aumentar a proposta para ficar com o jogador. Zeca já esteve na mira de Atlético Madri, da Espanha, e PSG, da França. O clube espanhol fez uma proposta oficial pelo jogador no início da temporada passada. Na ocasião, foram oferecidos 8 milhões de euros, mas o Santos recusou e pediu 10 milhões de euros pelo jogador, o que emperrou as negociações. De acordo com pessoas próximas a Modesto, o clube pretende vender o jogador por 12 milhões de euros, mas pode fazer o negócio por 10 milhões de euros.

Mesmo assim, o Santos continua empenhado em negociar o lateral e até o liberou para retirar o passaporte europeu na Itália neste ano. Além disso, a diretoria santista autorizou em documento alguns empresários a negociar o jogador na Espanha. No caso de Zeca, o Santos pode alcançar um lucro considerável na visão dos dirigentes, pois o clube detém 70% dos direitos econômicos do atleta.