Topo

Levir dá bronca em L. Lima e veta elenco de usar carro particular em jogos

Treinador pediu para o camisa 10 se colocar em seu lugar e refletir sobre indisciplina  - Divulgação/SantosFC
Treinador pediu para o camisa 10 se colocar em seu lugar e refletir sobre indisciplina Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/07/2017 04h00

O elenco do Santos iniciou os treinamentos no CT Rei Pelé com atraso de mais de 30 minutos na última sexta-feira. O motivo foi uma reunião entre o técnico Levir Culpi e os jogadores do elenco no auditório do Hotel Recantos dos Alvinegros. O UOL Esporte apurou que o treinador reuniu o grupo para colocar algumas coisas no “eixo”, principalmente em relação ao que ele considerou indisciplina.

O meia Lucas Lima, que chiou ao ser substituído por Vecchio no fim da vitória santista contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, em Curitiba, foi o primeiro a receber as broncas de Levir Culpi. O treinador amenizou o discurso publicamente, mas já havia avisado que não deixaria “passar em branco” internamente.

“Eu acho legal ele não querer sair. O cara quer ficar. Você está jogando, você vai sair sorrindo. Ninguém sai sorrindo, mas não pode sair chutando tudo também. Mas isso é coisa que a gente resolve dentro de casa, é igual gafe de família”, afirmou Levir Culpi na ocasião.

Reservadamente, Levir pediu para Lucas Lima imaginar como seria se o treinador esbravejasse e atirasse o copo d’água’ ao chão, como Lucas fez. Como o jogador reagiria? “Nós precisamos nos colocar no lugar dos outros”, disse Levir na reunião.

Entre outras broncas, o comandante santista reclamou de atletas que estão voltando dos jogos do Santos em seus carros particulares. O treinador proibiu tal postura para os próximos jogos e exigiu que os jogadores retornem no ônibus da delegação santista.

Levir reiterou o perigo de acidentes e lembrou que o elenco é responsabilidade dele e do clube. O treinador ainda foi mais especifico com o grupo e citou que, caso haja um problema, o responsável por cuidar da programação de viagens e jogos do elenco, Alexandre Ceolin, seria o culpado.  

Com pouco tempo para realizar treinamentos, Levir tem priorizado a conversa no seu início de trabalho no Santos. Apesar do estilo brincalhão e contador de histórias, o treinador também é firme. Jogadores do elenco, inclusive, já perceberam que ele cobra mais disciplina do que o seu antecessor, Dorival Júnior.

O “jeitão” de Levir Culpi, diga-se, já era esperado por atletas e membro da comissão técnica assim que o seu nome foi anunciado. Em um passado recente, o treinador entrou em rota de colisão com Ronaldinho Gaúcho, no Atlético-MG, e Fred, no Fluminense.

Levir também proíbe exageros da Santos TV

Além de demonstrar autoridade perante os atletas, Levir Culpi limitou o trabalho na Santos TV nos vestiários. O treinador entende que as filmagens fazem parte do marketing do clube e que os torcedores gostam de acompanhar os bastidores. No entanto, o comandante santista pediu moderação e pretende reduzir o material produzido.

Levir não proibirá o acesso aos vestiários, mas a Santos TV não terá a mais liberdade que tinha no período em que o time era comandado pelo técnico Dorival Júnior, demitido no mês passado.

A decisão é apoiada pela direção santista, que entende que o treinador anterior "exagerava na liberdade". Dorival, inclusive, virou uma espécie de 'ator' da Santos TV, topando participar de 'pegadinhas' com os jogadores.

O novo treinador do Santos já avisou que não deixará gravar preleções ou 'rodinhas' com discurso nos vestiários. Filmagens dos atletas subindo para o gramado nos jogos, no entanto, seguirão permitidas.