Topo

Datena, japoneses e mais de 30 "parças". O evento de Neymar em Praia Grande

Neymar de kimono - Ricardo Perrone/UOL - Ricardo Perrone/UOL
Imagem: Ricardo Perrone/UOL

Bruno Freitas e Ricardo Perrone

Do UOL, em Praia Grande

09/07/2017 04h00

O desfecho do Neymar Jr’s Five em Praia Grande no último sábado teve a cara do anfitrião do evento. Descontração, improviso e o culto à diversão. O craque da seleção foi a grande atração no final do torneio de futebol amador internacional, disputado na sede do instituto beneficente que leva o nome do jogador, no litoral de São Paulo.

Neymar chegou de helicóptero no final da manhã para participar da programação de conclusão do torneio. Entre o séquito de amigos, com mais de 30 integrantes, a presença ilustre de Gabriel Jesus, companheiro de seleção brasileira. A tribuna de honra também contou com personalidades como o jornalista José Luiz Datena. De lá, todos curtiram a performance de ritmistas de uma escola de samba. Mas, como a mera figuração não faz o estilo do ídolo, ele foi a campo para também se apresentar ao público.

Neymar e Datena - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews


O Neymar Jr’s Five é um torneio que reúne times de 53 países. Depois de seletivas por todos os continentes, os representantes nacionais se reuniram para a disputa final em dois dias em Praia Grande. Além do troféu, o prêmio ao time vencedor foi uma partida contra a equipe do famoso anfitrião e seus amigos mais próximos.

Desta forma, Neymar e um grupo de amigos enfrentaram o time da Romênia, que vencera o torneio minutos antes, na final contra a Inglaterra. O atacante do Barcelona começou pegando leve, se preservando de divididas. Mas, com sua equipe em desvantagem parcial, pediu para um de seus “parças” sair para dar lugar a Gabriel Jesus. Então, com o dueto da seleção em ação, a equipe brasileira finalmente deu seu show – e os adversários nem ligaram.

“É um sonho que se torna realidade. Estou muito feliz. Todo o time está feliz. É inacreditável. Eu não sei como falar, estou muito feliz. Agradeço a Deus por esse jogo e pela oportunidade de ver Neymar ao vivo”, afirmou Mihalache Mihai Florin, capitão da Romênia.



Em seguida, acompanhado do filho David Lucca, Neymar atendeu como pôde a multidão, composta basicamente de jovens atendidos pelo instituto do jogador.
O atacante do Barcelona também respondeu a perguntas de uma incontável quantidade de jornalistas de diversas nacionalidades em volta do campo de seu instituto.
Em um auditório, ele concedeu mais entrevistas. Em uma delas, na conversa com Datena para a TV Bandeirantes, o craque evitou comentar a atual situação política do país.

“Prefiro não comentar, porque aumentam e inventam tudo que sai da minha boca. Melhor não palpitar”, respondeu Neymar no papo com Datena. Na mesma resposta, o atacante afirmou que seu projeto beneficente em Praia Grande, que atende cerca de 3 mil jovens da região, é um exemplo de iniciativa neste momento de complicação social no Brasil.

Quando o assunto foi futebol, o atacante respondeu de tudo. Até sobre qual jogador retiraria da aposentadoria para atuar com ele no Barça. “Ronaldinho (Gaúcho)”, disse Neymar para uma equipe de jornalistas estrangeiros.

O ídolo, sempre simpático, apesar da maratona de entrevistas, também interagiu com um fantoche com seu rosto, o Neymarzinho, e depois se viu cercado por japoneses que cantavam em sua língua e vestiam quimonos. O jogador da seleção brasileira ganhou uma peça de roupa igual e a vestiu.

Atencioso com fãs locais e com estrangeiros que vieram participar do torneio, Neymar conseguiu deixar a sede do instituto no meio da tarde de sábado, após algumas horas de diversão, protocolo e trabalho. No final de suas férias, o jogador saiu escoltado pelo numeroso grupo de amigos, pronto para curtir o restante do final de semana na Baixada Santista.

Sobre o torneio

A disputa na Praia Grande consistiu em partidas de 5x5 jogadores – 10 minutos de jogo ou cinco gols. Pelas regras do torneio, a cada gol marcado, a equipe que tem a meta vazada sofre a eliminação de um atleta de quadra. Se um lado alcançar cinco gols, a disputa é encerrada automaticamente, antes do limite de 10 minutos. Não existe goleiro, e a bola pode se chocar com as paredes laterais e traseiras. 

Esta foi a segunda edição do Neymar Jr’s Five, em Praia Grande. A primeira versão, em 2016, teve vitórias dos representantes do Brasil.