Topo

Citada por MP em briga, Ferj fala em tentativa de achar "bode expiatório"

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2017 14h12

Citada pelo Ministério Público na ação que está sendo elaborada para pedir a interdição de São Januário, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), emitiu uma nota oficial onde demonstrou preocupação com uma suposta tentativa de se achar um “bode expiatório” para o episódio de violência que tomou conta do estádio no último sábado, no clássico entre Vasco e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

A entidade termina o comunicado avaliando que uma possível medida de interdição ou punição ao clube ou à Polícia Militar é uma “primorosa peça de ficção e desconhecimento do conjunto da obra”.

Veja a íntegra:


"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, há muitos anos, pugna pela paz no futebol, repudia veementemente todo e qualquer ato de violência e lamenta os inaceitáveis episódios ocorridos por ocasião, não só da partida entre Vasco x Flamengo, mas também do jogo entre Botafogo x Atlético MG.


Preocupa-se com as ilusórias soluções mágicas, simplistas, superficiais,  precipitadas e, provavelmente, até mesmo injustas que eclodem no imediatismo das declarações, como se o encontro de um “bode expiatório” tivesse o condão de solucionar a falta de segurança, disseminada e endêmica em nosso estado. Realidade essa que não poupa o cidadão, onde quer que ele esteja, faixa etária, locais, instituições, a qualquer hora do dia ou da noite e que nos faz lamentar a perda de vidas e o crescente número de vítimas.


Também nos causa preocupação o dilúvio de equívocos no empirismo de inúmeras das proposições que se tem apresentado, sendo incontroverso que nenhuma ação terapêutica levará à cura e à interrupção do processo se não dirigida à etiologia do problema. Para isso, torna-se imperiosa e urgente a necessidade de entendimento, de estudos e de discussões despidas das vaidades dos cargos, mas voltadas para o encontro de medidas e ações criteriosas que tenham eficiência, eficácia e efetividade, com a participação e envolvimento de todos os segmentos que podem contribuir para tal. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro coloca-se inteiramente à disposição das autoridades para debater o assunto em busca das soluções.


Defendemos a rigorosa apuração de responsabilidades e exemplar penalidade dos culpados, mas afirmar que a interdição de um estádio, punição de um clube ou atribuir à Polícia Militar toda a culpa pelos incidentes sejam soluções para a violência nos parece primorosa peça de ficção e desconhecimento do conjunto da obra".