Como a bola aérea deixou Willian José valorizado na Espanha

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

  • Ander Gillenea/AFP Photo

    Willian José comemora gol da Real Sociedad diante do Valencia

    Willian José comemora gol da Real Sociedad diante do Valencia

O Real Sociedad deixou um recado no mercado para a temporada 2017-2018. Willian José não está à venda. O centroavante brasileiro é visto com imprescindível na equipe, principalmente pelo sucesso apresentado nas bolas aéreas.

Willian José terminou o Campeonato Espanhol como o jogador com mais gols de cabeça na competição. Foram sete gols desta maneira. Sérgio Ramos e Morata, ambos do Real Madrid, marcaram seis vezes. Já Cristiano Ronaldo fez cinco.

Na competição, William José fez 12 gols, terminando como artilheiro do time que conseguiu vaga na Liga Europa – foi o sexto colocado, com 64 pontos -. O moral é tanto que chegou a ser o responsável por cobranças de pênalti do time na ausência do mexicano Carlos Vela.

O centroavante tem contrato com a Real Sociedad até julho de 2021. Para sair do clube, a multa de 40 milhões de euros (R$ cerca de 150 milhões) precisa ser paga. Na semana passada, o jornal Mundo Deportivo noticiou interesse do Barcelona na contratação.

"Na Real Sociedad, Willian José é beneficiado pelo esquema 4-5-1 do time. Jogar como a referência no ataque é a melhor maneira de explorar as boas características dele como pivô", comentou o Eduardo Rodrigalvarez, repórter do jornal El Pais, e autor da matéria intitulada "Um 9 da cabeça aos pés", que conta o sucesso do brasileiro na Espanha.

Depois de três empréstimos no futebol espanhol (Real Madrid B, Zaragoza e Las Palmas), Willian se transferiu de forma definitiva para a Real Sociedad, com quem assinou por cinco anos, até o meio de 2021. Com mais tranquilidade para trabalhar, teve sua melhor temporada na Europa até aqui e foi titular em 33 dos 38 jogos do time.

Os gigantes espanhóis têm sido vítimas de Willian José. Nesta temporada, o brasileiro marcou contra o Barcelona tanto no Campeonato Espanhol (1x1 em casa) quanto na Copa do Rei (2x5 fora de casa), além de ter feito um dos gols da vitória sobre o Atlético de Madrid (2x0) no Espanhol. E na temporada passada, pelo Las Palmas, ele já havia deixado sua marca contra Barça e Real Madrid.

"Me vejo muitos anos jogando por aqui (Real Sociedad). Achei que meu primeiro ano seria de adaptação, mas logo reparei que estou encaixado. Agora tenho a expectativa de rendimento ainda melhor", destacou Willian José.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos