Topo

Após tropeços, Luxa vive melhor momento no Sport com 5 vitórias seguidas

Luxemburgo "acertou a mão" no comando do Sport - Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Luxemburgo 'acertou a mão' no comando do Sport Imagem: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Do UOL, em Recife

11/07/2017 10h51

Dirigentes e treinadores costumam repetir à exaustão que o futebol é dinâmico. Em pouco mais de um mês à frente do Sport, Vanderlei Luxemburgo é prova disso. Após início de eliminação na Copa do Brasil e tropeços no Brasileirão, ele vive seu melhor momento à frente do rubro-negro pernambucano - são cinco vitórias nos últimos cinco jogos.

Nos seis primeiros jogos pelo Sport, Luxa conseguiu apenas uma vitória - no mais, foram dois empates e três derrotas. A última delas, 3 a 1 para o Vitória na Ilha do Retiro, foi o momento mais difícil do treinador até então no comando da equipe, com vaias dos torcedores, time na zona de rebaixamento e cobrança pública de postura aos jogadores.

O revés contra o Vitória, porém, significou também a virada de jogo de Luxemburgo à frente do Sport. Após a bronca coletiva, a equipe não perdeu mais. Se não havia conquistado nenhum pontos fora de casa no Brasileirão, empatou contra o Atlético-MG no Horto e bateu o Santos na Vila Belmiro, voltando ao Recife com quatro pontos na bagagem.

Veio a decisão do Campeonato Pernambucano, contra o Salgueiro, no sertão pernambucano. Apesar da polêmica anulação do gol dos donos da casa, o Sport venceu por 1 a 0 e Luxa voltou a ser campeão após mais de seis anos - embora tenha disputado apenas um jogo na competição. O resultado do jogo, porém, está impugnado provisioriamente pelo TJD-PE.

De volta à Ilha do Retiro, mais uma vitória. Com nova polêmica sobre arbitragem, que marcou um pênalti inexistente para o Sport, os comandados de Luxa bateram o Atlético-PR com gol de Diego Souza.

No meio da semana passada, mesmo sem Luxemburgo à beira do campo, o Sport conquistou mais uma vitória importante: bateu por 2 a 0 o Arsenal-ARG pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

O ultimo capítulo da “lua de mel” de Luxemburgo no Sport aconteceu na última segunda (10), contra o Coritiba, fora de casa pelo Brasileirão. Em grande atuação da equipe, o Leão da Ilha fez 3 a 0 no Couto Pereira e foi a 18 pontos, na sexta posição do Brasileirão, zona de classificação para a pré-Libertadores.

Neste caso, vale lembrar que em sua chegada ao clube, Vanderlei prometeu que a equipe brigaria por vaga na cobiçada competição continental.

Se havia ganho apenas um dos seis primeiros jogos no Sport, Luxa tem agora série de seis partidas sem perder à frente da equipe – e com cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Deixou a zona da degola do Brasileiro para figurar entre os postulantes à Libertadores após um terço de Brasileirão. 

"O time está numa crescente boa, todo mundo entendendo que a parte coletiva é muito importante. Sem vaidade. É um processo crescente, mas muito distante do ideal ainda", avaliou Luxa após a vitória contra o Coxa.