Topo

Quais motivos levaram Paulinho a virar uma obsessão dentro do Barça?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

11/07/2017 04h00

O Barcelona monitora Paulinho há algum tempo. Mas foram as exibições recentes pela seleção brasileira que valorizaram características consideradas necessárias para a equipe. Agora, a contratação do jogador do Guangzhou Evergrande-CHN virou obsessão, com contatos diários entre os dirigentes.

Paulinho também ganhou novo status por conta do insucesso na negociação do italiano Marco Verratti com o PSG. Um substituto para Iniesta, aos 34 anos, é considerado obrigação para a temporada 2017/2018.

Paulinho ainda é visto internamente como mais que um substituto para o ídolo do clube. A versatilidade do brasileiro foi apontada pela comissão técnica catalã como ponto-chave. Assim, jogaria no esquema 4-3-3 aberto pelo lado direito do meio-campo, ou no 4-2-3-1 jogando de volante ao lado de Sergio Busquets.

"O Barcelona vê o Paulinho com mais capacidade física que o Busquets para o fluxo defesa e ataque durante todo o jogo. É formidável para a marcação na pressão alta e jogador acostumado a estar no lugar certo na segunda bola", disse Dídac Peyret, repórter do jornal Sport.

Em Barcelona, Paulinho também tem características comparadas com a do meio-campo Ivan Rakitic. Tudo por conta da constante presença de área. "O Rakitic cumpriu esse papel de elemento-surpresa na ajuda do tridente muito bem na temporada do triplete (2014-2015). Mas ele caiu demais de rendimento nos últimos anos e podemos imaginar o Paulinho ocupando essa função no time titular", destacou Bruno Alemany, repórter da rádio espanhola Cadena Ser.

A negociação com Paulinho é esperada para terminar ainda nesta semana. A possibilidade de liberação apenas em janeiro desanima o novo treinador do Barcelona, Ernesto Valverde.

Com desejo de atuar no Barcelona, Paulinho espera por uma oferta final de 25 milhões de euros (R$ 93 milhões) – 5 milhões de euros a mais que a última proposta – ao clube chinês. Há um acordo salarial entre Paulinho e o clube espanhol. O jogador recebe atualmente mais de R$ 2 milhões por mês, livre de impostos, na China. Para vestir a camisa azul-grená, está disposto a reduzir seus vencimentos em cerca de 25%.