Topo

Técnico nega participação em suborno e justifica sumiço: "queriam escalar"

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

12/07/2017 16h02

Acusado pelo diretor do Velo Clube de participar de um esquema de suborno de 30 mil reais para entregar uma partida do Campeonato Paulista sub-20, o técnico Robson do Santos conversou com o UOL Esporte nesta quarta-feira (12) e negou ter conhecimento de qualquer oferta em dinheiro. Ele ainda justificou o fato de ter abandonado o jogo – contra o Mogi Mirim, dia 5 de julho – alegando que o diretor, Eder Muller, queria escalar sua equipe.

O diretor do Velo Clube, Eder Muller, também falou com a reportagem e repassou o áudio (ouça no player acima ou leia a transcrição abaixo) no qual uma pessoa ainda não identificada oferece 30 mil reais para que o jogo em questão terminasse com o placar de 2 a 0 a favor do Mogi – que abriu 2 a 0 ainda na etapa inicial.

Em B.O. registrado pelo clube de Rio Claro, o diretor aponta comportamentos suspeitos do técnico Robson do Santos e de seu irmão, o auxiliar Gerffeson Rhauny dos Santos, como por exemplo escalar um time com alguns reservas e abandonar a partida ainda no intervalo.

Velo Clube faz denúncia e diz ter recebido proposta para entregar jogo - Reprodução/Site oficial do Velo Clube - Reprodução/Site oficial do Velo Clube
Nota publicada no site oficial do Velo Clube
Imagem: Reprodução/Site oficial do Velo Clube
“Ele sumiu no meio do jogo. No intervalo ele não desceu para falar com os meninos [jogadores]. Aí eles se ajeitaram, o preparador físico e de goleiro, colocaram alguns titulares. No 2 a 1 ele desapareceu. E deu 2 a 2 e o irmão também sumiu. Eles abandonaram até os documentos, já estão com a delegacia”, conta Éder Muller ao UOL Esporte.

Robson do Santos, porém, defendeu-se de todas acusações feitas a ele e prometeu se apresentar à Polícia para prestar depoimento. “Eu não sabia de tudo isso que está acontecendo. Quem recebeu esse tipo de convite foi o Eder Muller. Eu pedi para ele procurar a Justiça e ele não foi. Mais tarde a gente vai saber quem tem razão e quem não tem”, diz.

“Ele vai ter que provar o que ele disse e eu vou saber muito bem como provar porque eu tenho 25 anos de futebol e ele não tem nem cinco. Ainda não fui [convocado a depor], mas vou me apresentar espontaneamente, faço questão disso. Só não fui antes porque não sabia o que estava acontecendo”, acrescenta o agora ex-técnico do Velo Clube.

Robson do Santos explica ainda o porquê de ter abandonado a partida antes do fim e acusa o diretor do Velo Clube de ter sido antiético.

“Eu abandonei porque ele queria escalar o time, e eu não aceitei essa situação. Os jogadores dele também começaram a fazer uma rebeldia por orientação dele. Ele foi muito antiético e eu saí. É só procurar as escalações e comparar. Estou tranquilo quanto a isso. Todos os atletas que estavam lá eram atletas dele. Tinham quatro ou cinco que estavam jogando”, completa.

Os envolvidos no caso, como o auxiliar administrativo do Velo Clube, Kaique Fernando de Jesus Souza, responsável por fazer algumas substituições na equipe durante o intervalo, começarão a ser ouvidos pela polícia já a partir desta semana.

Leia a transcrição do áudio:

Eu queria ver com você, cara. Você vai jogar contra o Mogi Mirim, já até vi... De a fazer uma situação dessa. Eu te dar R$ 30 mil. Se você falar, ‘não, vou falar só com os atletas’, chamamos os atletas num canto, a gente reúne os atletas, conversa com eles como vai ser. O goleiro, dois zagueiros, dois volantes, um meia e um atacante, entendeu? Vamos dar para os caras dividirem. Cinco mil para eles dividir. O resto fica para o clube e para mim. Uma parte para mim, outra parte coloco no clube sem ninguém saber. Entendeu? Queria ver contigo. Quando voltar o campeonato e começar de novo, se a gente quiser fazer mais uns dois joguinhos, um joguinho só, a gente faz, e dinheiro sempre na mão. Acabou o jogo, o dinheiro está na mão.