Topo

Se vencerem Brasileiro, Sereias devem definir retorno de Marta ao Santos

Atacante Marta pode disputar a Copa Libertadores pelo Santos no fim deste ano - Bruno Miani/ZDL
Atacante Marta pode disputar a Copa Libertadores pelo Santos no fim deste ano Imagem: Bruno Miani/ZDL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/07/2017 04h00

As Sereias da Vila disputam o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, diante do Corinthians, nesta quinta-feira, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. O UOL Esporte apurou que, caso conquiste o título nacional, a meia-atacante Marta deve retornar ao clube nesta temporada.

O título contra o arquirrival dá uma vaga ao Santos na Copa Libertadores da América da categoria, que será disputada em novembro deste ano, no Paraguai. A competição contará com 12 participantes – dez campeões nacionais associados da Conmebol, o atual campeão e uma equipe do país-sede.

A diretoria santista já encaminhou um acerto com Marta para que ela dispute a Libertadores pelo Santos, competição conquistada pelo Alvinegro praiano em duas oportunidades.

Hoje, Marta atua no Orlando Pride, dos Estados Unidos, mas jogaria a Libertadores por empréstimo ao Santos. De férias no fim do ano devido ao calendário da Liga de futebol feminino dos Estados Unidos, a brasileira não teria problema em assumir um compromisso temporário com o time paulista. O acordo salarial está apalavrado. Marta receberá cerca de R$ 150 mil para defender o Santos na competição continental.

O Santos ainda busca parceiros para não gastar. A amizade da atleta com o presidente Modesto Roma também fez com que a jogadora aceitasse um ordenado menor para voltar ao Santos por cerca de três meses. Ela, inclusive, participou da campanha do presidente em 2014.

Além da Caixa Econômica, o Santos já conversa com outros parceiros, antigos conhecidos do departamento de futebol feminino do Santos: a Fupes (Fundação Pró-Esportes de Santos) e a Copagaz, distribuidora de gás. Os dois já investiram no clube no período em que Marta e companhia conquistaram a Copa Libertadores da América.

Marta é considerada no projeto santista a "cereja do bolo". A ideia é fazer do clube uma referência no futebol feminino do Brasil e, para isso, a diretoria santista acredita que é essencial a contratação da meia-atacante, que defendeu o clube entre 2009 e 2010 e voltou para rápida passagem em 2011.