Topo

"Só bomba atômica para o Corinthians". Como os blogueiros veem líder do BR

Fabio Carille garante que só sai do Corinthians quando for mandado embora - Agência Corinthians - Agência Corinthians
Imagem: Agência Corinthians

Do UOL, em Santos (SP)

14/07/2017 04h00

Alguém consegue parar o Corinthians? A pergunta vem sendo feito rodada a rodada e, cada vez mais, parece ter o "não" como resposta. Com a vitória sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque na última quarta-feira (12), os comandados de Carille chegaram a incríveis 35 pontos em 13 rodadas e ampliaram para 89,7% o aproveitamento de pontos no Campeonato Brasileiro.

Agora, a pergunta que fica para aos concorrentes é: O que fazer para parar o Corinthians? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte disseram sobre o atual líder do Brasileiro:

ALEXANDRE PRAETZEL

Acho que só o Flamengo pode segurar o Corinthians. Enfrentá-los com um esquema parecido e forçando os erros. O Corinthians abriu uma grande vantagem, mas irá perder. Falta aparecer um adversário com a mesma efetividade defensiva e ofensiva.

ANDRÉ ROCHA (Leia mais no Blog)

Em um confronto direto, só sendo mais concentrado defensivamente e eficiente no ataque. Ou aproveitando um relaxamento ou oscilação que deve acontecer se mantiver essa vantagem de pontos. Em relação ao campeonato, para tirar esses nove pontos - no caso do Flamengo, e se vencer o Grêmio hoje - apenas uma campanha perfeita que permita tirar três pontos ao longo da competição e vencer os dois jogos entre eles. Mas ainda há muito campeonato, com lesões, suspensões, negociações. Mas no cenário atual é inegável que existe um favorito absoluto ao título.

AVALLONE (Leia mais no Blog)

O Corinthians faz campanha fenomenal no Campeonato Brasileiro: defesa bem fechada, laterais que sabem avançar (Fagner e Arana), meias de qualidade (Jadson e Rodriguinho), centroavante eficiente (Jô) e um jogador que faz de tudo um pouco (Romero). O resultado de tudo isso, já se sabe, é uma longa invencibilidade. Mesmo assim, acredito que, por ser mais eficiente do que brilhante, não se trata de time imbatível. Se pegar um adversário de qualidade, que não vá loucamente para o ataque - só nos momentos certos - e que se resguarde na defesa (não caindo na armadilha corintiana), o Corinthians poderá ter sérias dificuldades e até perder. Grande participação, é claro, do técnico Carille.

JUCA KFOURI (Leia mais no Blog)

Para parar o Corinthians, aparentemente, só com uma bomba atômica na defesa e alguém para metralhar o ataque.

MAURO BETING (Leia mais no Blog)

Nunca vi nada parecido em tão pouco tempo de trabalho. O Corinthians de 90 explodiu nas últimas seis partidas do BR-90. O Flamengo de 92, nos últimos 3 jogos. o Flamengo de 2009, nas últimas 10 partidas. O São Paulo de 2008 cresceu nos últimos 15 jogos, mas era o então bicampeão brasileiro. Fora o Corinthians de Neto, todos tinham bons jogadores e acabaram merecendo. Este Corinthians não é tão limitado mesmo como dizíamos. Mas ninguém poderia imaginar que seria tão brilhante. Tão eficiente. Tem tido a felicidade de não perder gente por lesão. Tem méritos por não perder gente suspensa - é o time menos faltoso e mais disciplinado. Mas parece que só o Flamengo tem como enfrentar - até por não ter Libertadores mais pela frente. Tem como enfrentar mais pela qualidade e quantidade do elenco do que pelo desempenho. O Corinthians é o time mais moderno e eficiente e "europeu" - na melhor acepção - do Brasil. Não dá espaço e está iluminado. Quando joga bem, ganha lindo. Quando não joga bem, ganha feio. Quando não joga nada, ninguém joga nada - não toma gol.

MARCEL RIZZO

Hoje o Corinthians tem segurança para esperar o adversário e "matar" o jogo em dois ou três lances. Para vencer o Corinthians hoje, o adversário precisa sair na frente do placar para tirar o time de Carille de sua zona de tranquilidade. E não adianta jogar como o Palmeiras, de bolas alçadas na área. Dupla Balbuena e Pablo é hoje a melhor do Brasil, principalmente nas bolas alçadas.

MENON (Leia mais no Blog)

Não acho que seja tão difícil vencer o Corinthians. Fechar o lado direito dá defesa, marcar bem os cruzamentos, ter a mesma postura profissional... O que eu acho muito difícil é alcançar o Corinthians no campeonato. Flamengo, Grêmio e Santos podem ter alguma chance.

PERRONE

Vai vencer o Corinthians quem tiver o mesmo nível de concentração do time de Carille para errar pouco e aproveitar os poucos erros alvinegros. Isso desde que tenha também boa pontaria e fôlego para fazer uma marcação intensa.

PVC

Antes do Brasileirão começar, sabíamos que conheceríamos uma realidade diferente, no primeiro Brasileirão disputado simultaneamente com a Libertadoers. A lição é que faz diferença ter menos competições. Mas a única maneira é paciência para rodar a bola e infiltrar-se com tabelas. O natural é o Corinthians ter um pequeno declínio em algum momento da temporada. Mas a vantagem pode ajudar a que conquiste o Brasileirão.

RODRIGO MATTOS

Dificilmente um time terá uma defesa tão boa quanto a do Corinthians neste Brasileiro. Então, se um time quiser bate-lo no Nacional, terá de montar um ataque mais brilhante do que a defesa corintiana já que o campeão, quase sempre, ou tem a melhor defesa ou o melhor ataque. Quem tem esse potencial são Grêmio e Flamengo que precisariam evoluir em relação ao patamar atual. É provável que o Corinthians não mantenha o aproveitamento de 90%, mas não deve ter uma queda acentuada porque é regular. Ou seja, um rival terá de ser igualmente consistente e letal no ataque.

VITOR BIRNER (Leia mais no Blog)

A missão, nesse momento, parece mais complicada do que realmente é. O Grêmio, por exemplo, jogou para ganhar, mas Geromel desperdiçou uma oportunidade embaixo da trave, Luan repetiu no pênalti e houve dois equívocos no gol de Jadson. Ou seja: o Alvinegro foi preciso, cirúrgico, e mereceu o resultado positivo no jogo em que o oponente criou mais e melhores momentos. Houve outros times que tiveram maior ou igual número de finalizações em boas condições, e tropeçaram diante do líder. É necessário atuação inteligente tática, concentração e capricho similar ao do Corinthians diante dos goleiros.