Campo sintético entre cânions vira "oásis" em ponto turístico argentino

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Campo sintético fica em Humahuaca, em Jujuy, a mais de 3 mil metros de altitude

    Campo sintético fica em Humahuaca, em Jujuy, a mais de 3 mil metros de altitude

Humahuaca é uma pequena cidade de dez mil habitantes localizada em Jujuy, no norte da Argentina. Simples, mas com boa estrutura para o turismo, atrai muitos visitantes por ser vizinha à Quebrada de Humahuaca, um cânion seco multicolorido que compõe uma paisagem única. Mas outro fator se tornou peculiar nesse cenário: um campo de futebol a mais de 3.000 metros de altitude.

Construído com o apoio dos governos federal e estadual, o campo é o mais alto da Argentina a ter grama sintética, já que fica situado a 3.012 metros acima do nível do mar. Como comparação, essa altitude é superior à de Quito, no Equador, onde os times de futebol já apontam desgaste acima do normal por conta do ar rarefeito.

Na prática, a obra se resume à superfície de grama sintética implantada sobre um velho campo de futebol de terra. Não há vestiários, arquibancadas ou qualquer outro tipo de instalação: trata-se de um campo cercado por grades e muros construídos para evitar danos causados pela chuva.

A obra custou 7 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 1,3 milhão) e contou com incentivo estatal por meio do Programa Clubes Argentinos, que visa fomentar atividades físicas e desportivas pelo país.

Como a cidade carece de melhor estrutura sanitária e de educação, os argentinos já questionaram o investimento em um campo de futebol que será utilizado por times locais de pouca expressão nacional, como é o caso do Club Atlético Independencia, seu proprietário oficial.

O governo local, no entanto, argumenta que a obra será benéfica para a população local poder desfrutar de um espaço para atividade física durante o ano todo, graças ao gramado sintético. A inauguração do campo contou com autoridades federais, estaduais e municipais, numa verdadeira comitiva de políticos.

Polêmicas e discussões à parte, a imagem do campo de grama sintética em Humahuaca é como um oásis no meio do deserto. A paisagem dominada pelo tom marrom e bege à beira do cânion ganhou uma "mancha" verde capaz de deixar muito fã de futebol impressionado.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos