Topo

Campo sintético entre cânions vira "oásis" em ponto turístico argentino

Campo sintético fica em Humahuaca, em Jujuy, a mais de 3 mil metros de altitude - Reprodução/Facebook
Campo sintético fica em Humahuaca, em Jujuy, a mais de 3 mil metros de altitude Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 04h00

Humahuaca é uma pequena cidade de dez mil habitantes localizada em Jujuy, no norte da Argentina. Simples, mas com boa estrutura para o turismo, atrai muitos visitantes por ser vizinha à Quebrada de Humahuaca, um cânion seco multicolorido que compõe uma paisagem única. Mas outro fator se tornou peculiar nesse cenário: um campo de futebol a mais de 3.000 metros de altitude.

Construído com o apoio dos governos federal e estadual, o campo é o mais alto da Argentina a ter grama sintética, já que fica situado a 3.012 metros acima do nível do mar. Como comparação, essa altitude é superior à de Quito, no Equador, onde os times de futebol já apontam desgaste acima do normal por conta do ar rarefeito.

Na prática, a obra se resume à superfície de grama sintética implantada sobre um velho campo de futebol de terra. Não há vestiários, arquibancadas ou qualquer outro tipo de instalação: trata-se de um campo cercado por grades e muros construídos para evitar danos causados pela chuva.

A obra custou 7 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 1,3 milhão) e contou com incentivo estatal por meio do Programa Clubes Argentinos, que visa fomentar atividades físicas e desportivas pelo país.

Como a cidade carece de melhor estrutura sanitária e de educação, os argentinos já questionaram o investimento em um campo de futebol que será utilizado por times locais de pouca expressão nacional, como é o caso do Club Atlético Independencia, seu proprietário oficial.

O governo local, no entanto, argumenta que a obra será benéfica para a população local poder desfrutar de um espaço para atividade física durante o ano todo, graças ao gramado sintético. A inauguração do campo contou com autoridades federais, estaduais e municipais, numa verdadeira comitiva de políticos.

Polêmicas e discussões à parte, a imagem do campo de grama sintética em Humahuaca é como um oásis no meio do deserto. A paisagem dominada pelo tom marrom e bege à beira do cânion ganhou uma “mancha” verde capaz de deixar muito fã de futebol impressionado.