Topo

Janela internacional fecha em breve: veja quem seu time ainda busca lá fora

Matheus Jesus, do Estoril-POR, foi alvo do São Paulo - PontePress/FábioLeoni
Matheus Jesus, do Estoril-POR, foi alvo do São Paulo Imagem: PontePress/FábioLeoni

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 04h00

A janela internacional para a chegada de jogadores do exterior para o Brasil está próxima de se fechar: a partir do dia 20 de julho, nenhum atleta sob contrato com um time estrangeiro poderá ser registrado em um clube brasileiro nesta temporada. E nos dias que restam até isso acontecer, equipes do país ainda buscam reforços lá fora.

O UOL Esporte fez um resumo do que cada time ainda tenta para se reforçar no mercado internacional. Lembrando que as inscrições para o Campeonato Brasileiro de 2017 só se encerram depois, no dia 8 de setembro. Confira:

Atlético-MG: A intenção não é trazer nenhum jogador que está atuando fora do país. A diretoria e a comissão técnica entendem que o elenco está fechado. Se precisar de alguma reposição, o clube vai buscar na base ou na Série B.

Atlético-PR: O clube não fala em nomes e também não há especulações abertas, mas um dos alvos é Ribamar, centroavante ex-Botafogo e que está no Munique 1860, da Alemanha. O técnico Eduardo Baptista foi demitido após pedir publicamente a contratação de um atacante. O time também está atrás de um lateral direito, um lateral esquerdo e um meia.

Botafogo: Após contratar o meia Leo Valencia, do Palestino-CHI, o clube ainda quer um atacante. Negociava com Luciano, que tem contrato com o Corinthians e estava no Leganés, da Espanha, mas o jogador foi contratado pelo Panathinaikos, da Grécia. O Botafogo busca agora outro nome, e o reforço pode vir do exterior.

Coritiba: A principal meta é a contratação de um zagueiro, mas não há um nome específico em pauta. O clube também buscava a contratação de um meia, necessidade que foi sanada com a contratação do alemão Alex Baumjohann, ex-jogador do Schalke 04 e que estava no Hertha Berlim.

Cruzeiro: O time ainda busca um lateral direito. Fábio, ex-Manchester United e atualmente no Middlesbrough-ING, foi oferecido. Também há negociação em andamento com o zagueiro Digão, ex-jogador do Fluminense e hoje no Al Sharjah-EAU.

Flamengo: O único alvo até o fechamento da janela é Diego Alves, goleiro do Valencia, que está perto de acertar. A princípio, o Fla não busca mais nada – o elenco é dito como "fechado" pelos dirigentes. Já chegaram nesta janela o zagueiro Rhodolfo (Besiktas-TUR), o meia Everton Ribeiro (Al Ahli-EAU) e o atacante Geuvânio (Tianjin Quanjian-CHN).

Fluminense: Há a vontade de contratar um lateral esquerdo, mas não existem indícios seguros de nenhuma negociação em andamento. A dificuldade financeira do clube também pesa contra um investimento em um atleta do exterior.

Grêmio: Não procura nenhuma posição específica. Tem elenco fechado após a chegada de Paulo Victor, goleiro ex-Flamengo e que estava emprestado ao Gaziantepspor-TUR. Caso o meia Gastón Fernández saia – ele tem sondagem do Estudiantes-ARG –, aí sim uma reposição deverá ser buscada.

Internacional: O time colorado quer um lateral esquerdo, um meia e um centroavante. Na zaga, não conseguiu Rodrigo Moledo, do Panathinaikos-GRE, e sondou Aderlan Santos, que foi do Valencia-ESP para o São Paulo. Com pouco dinheiro em caixa, o Inter procura um negócio que não envolva aporte financeiro, como um empréstimo ou um jogador que esteja sem contrato.

Palmeiras: A chegada de Deyverson, atacante que estava no Alavés-ESP, congelou o mercado da bola alviverde. Dentro do clube, novos negócios até o fim da janela são tratados como improváveis. O grupo está fechado no momento, e apenas "oportunidades de mercado" poderão reforçar o atual campeão brasileiro.

Santos: O clube ainda procura um meia para substituir Vitor Bueno, que sofreu lesão ligamentar no joelho e só retorna em 2018. Ele era considerado o principal substituto de Lucas Lima na equipe. Além disso, está bem perto de acertar a chegada do volante Matheus Jesus, do Estoril-POR - o atleta era dado como certo no São Paulo, mas o negócio sofreu uma reviravolta.

São Paulo: A contratação do volante Matheus Jesus era a grande prioridade até o fechamento da janela. O negócio estava encaminhado, mas o Estoril-POR, clube que comprou o atleta de 20 anos da Ponte Preta e estava inicialmente disposto a emprestá-lo ao São Paulo, agora cogita utilizar o jogador imediatamente, o que pode frustrar os planos tricolores. Além disso, o Santos entrou no negócio com força. O atleta deve ser oficializado na Vila Belmiro após exames médicos.