Topo

Novo Rogério Ceni? Goleiro peruano faz golaços de falta e imita Chilavert

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 04h00

Ele é goleiro, mas chama muita atenção pela facilidade em fazer gols. E não é só de pênalti: em 2015, Exar Rosales se tornou o primeiro goleiro peruano da história a fazer quatro gols de falta na mesma temporada. Titular do Comerciantes Unidos, ele é fã do ex-goleiro paraguaio José Luis Chilavert e até o imita em campo.

No ano passado, Rosales desenhou sua própria camisa de goleiro e estampou na parte da frente um grande Bulldog, assim como fez Chilavert nos tempos de jogador, usando tal uniforme em partidas pelo Vélez Sarsfield e até pela seleção paraguaia.

O goleiro peruano copiou exatamente o desenho do cachorro adotado por Chilavert. E assim como seu ídolo, Rosales é canhoto, tem personalidade forte e é considerado falastrão.

Aos 33 anos, o camisa 1 do Comerciantes Unidos não esconde que seu desejo é jogar em um time grande. Formado nas categorias de base do Alianza Lima, seu sonho é voltar ao time da capital peruana.

“Meu objetivo é ser o goleiro do Alianza Lima. Toda minha formação foi lá e espero um dia poder voltar, já que saí do Alianza por culpa de uma lesão. Meu sonho é atuar numa equipe grande e chegar à seleção, então preciso ser regular”, declarou ele recentemente.

Assim como acontecia com Chilavert, é comum os adversários não simpatizarem com Rosales. Algumas comemorações recentes explicam um pouco dessa rejeição. Contra o Sporting Cristal, por exemplo, Rosales tirou sarro ao comemorar seu gol de pênalti imitando um toureiro, usando até um pano típico que deixara no banco de reservas.

Na Copa Sul-Americana deste ano, depois de perder um pênalti no jogo de ida contra o Boston River, do Uruguai, Rosales acertou a cobrança na partida de volta e saiu gritando em direção aos rivais.

Ele também já provocou torcedores adversários em suas comemorações, pedindo até desculpas posteriormente em alguns casos. Assim é o discípulo da escola sul-americana de goleiros artilheiros que ficou famosa com Chilavert e teve em Rogério Ceni o auge da eficiência.