Topo

Em reunião com conselheiros, Leco fala de Lugano e multa de Ceni

Leco sofre com pressão da torcida e de conselheiros do São Paulo - Ricardo Moreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Leco sofre com pressão da torcida e de conselheiros do São Paulo Imagem: Ricardo Moreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/07/2017 23h00

A fase ruim do São Paulo no Campeonato Brasileiro tem seus reflexos na política do clube. O presidente tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, convocou uma reunião entre os grupos da sua base nesta segunda-feira à noite, no Morumbi. O mandatário já era questionado nos últimas semanas por conta do desempenho do time e dos primeiros meses da gestão - ele fora eleito no dia 18 de abril.

Na conversa, foi abordada a multa rescisória de R$ 5 milhões no contrato do treinador Rogério Ceni. Por tradição, o Tricolor costumava colocar apenas o pagamento de um salário em caso de demissão de treinador. No caso, como publicou o UOL EsporteRogério Ceni tinha como advogado na época em que assinou o acordo Alexandre Pássaro, que também presta serviço ao clube, e a multa teria de ser paga nesta temporada de qualquer maneira.

Segundo apurou a reportagem, Leco disse na reunião que a decisão de colocar a multa foi tomada por ele em comum acordo com os diretores do departamento de futebol na época (Marco Aurélio Cunha, José Alexandre Médicis e José Jacobson).

Outro assunto discutido no encontro foi a renovação do contrato de Lugano. O zagueiro tinha acordo com o São Paulo só até o fim de junho, mas poucas vezes entrou em campo com Rogério Ceni e não foi relacionado para os últimos jogos com Dorival Júnior. Leco disse que se tratava de um ídolo do clube e o dinheiro gasto com o salário do defensor será recuperado com uma partida amistosa de despedida do campeão mundial de 2005 no fim deste ano - no caso, o jogador terá direito a 40% do que for arrecadado.

Apesar de haver pensamentos dissonantes mesmo dentro dos grupos da base aliada ao presidente, no fim, ficou acertado que agora seria o momento de eles se unirem pelo bem do São Paulo. Ainda nesta semana, conselheiros de oposição entregarão cartas e ofícios com questionamentos sobre a gestão de Leco.

No momento, o Tricolor está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 18ª posição na tabela, com 12 pontos conquistados em 14 partidas.