Topo

Douglas insiste em seguir no Barça, irrita dirigentes e ganha chance final

CRISTINA QUICLER/AFP
Imagem: CRISTINA QUICLER/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

18/07/2017 04h00

Douglas já foi comunicado pela diretoria do Barcelona que não fazia parte dos planos para a temporada 2017-2018. Só que o lateral tanto dificultou uma transferência que ganhou oportunidade com o novo treinador, Ernesto Valverde. Presente na pré-temporada do clube, o brasileiro encara a situação como a chance final.

Douglas foi relacionado por Valverde entre os 26 jogadores que viajam para a pré-temporada nos Estados Unidos. Por lá, o Barça faz amistosos contra a Juventus (22 de julho), Manchester United (26 de julho) e Real Madrid (29 de julho).

Para conseguir a oportunidade, Douglas esperou justamente uma brecha para conseguir conversar com Valverde. Para isso, impôs dificuldades ao Barcelona na busca por um novo clube e aguardou o fim das férias.

Na lista de Valverde tem outros jogadores que vivem a mesma situação de Douglas, como o zagueiro Vermaelen, o volante Samper e o atacante Munir. Todos eles foram incluídos para esta viagem aos Estados Unidos. O pensamento do novo treinador foi o mesmo: dar chance a todos os jogadores com contrato em vigor.

A situação no mercado

Após terminar o contrato de empréstimo com o Sporting Gijón na temporada passada, Douglas fez imposições como a de ser cedido para um outro clube da primeira divisão da Espanha e ainda ter cláusulas de participação. O cenário deixou dirigentes do Barcelona irritados.

A ânsia do Barcelona em emprestar Douglas é grande. O clube não encontrou no mercado espanhol ninguém disposto a comprar o jogador na tentativa de o convencer com um bom cenário e ainda o viu recusar uma transferência definitiva para o Cruzeiro no ano passado. O Alavés surge como possível destino para o lateral-direito.

Douglas tem como plano cumprir os cinco anos de contrato com o Barcelona. Está adaptado, morando com a mulher e o filho e não quer voltar para o Brasil.

No Sporting Gijón foram 23 jogos disputados no total, com três gols e uma assistência. O jogador subiu de produção na reta final da temporada, sendo utilizado na segunda linha do time, mas o problema para o mercado foi o rebaixamento do clube.