Pré-temporada na Europa tem clássicos, reencontros e até Barça x Chape

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

Pouco mais de um mês depois da final da Liga dos Campeões da última temporada, em que o Real Madrid venceu a Juventus, o futebol europeu já está em pleno aquecimento. Os principais clubes do continente estão em turnê, testando seus novos reforços em amistosos e torneios de pré-temporada, e aumentando a expectativa para o início das competições oficiais.

Confira quando e contra quem jogarão 10 dos maiores times europeus na pré-temporada e quais devem ser as grandes novidades de cada um para a campanha 2017/18.

Real Madrid

Próximos adversários: Manchester United (23/07), Manchester City (27/07), Barcelona (29/07) e MLS All-Stars (02/08)

Principais novidades: Theo Hernández (lateral esquerdo), Marcos Llorente (volante) e Dani Ceballos (volante)

Estreia oficial: Supercopa da Uefa, contra o Manchester United (08/08)

O atual campeão europeu reforçou pouco seu elenco até aqui. As únicas duas contratações vieram para posições em que há carências pontuais: as reservas de Marcelo, na lateral esquerda, e de Casemiro, na base do meio-campo. A principal atração da pré-temporada do Real será um clássico contra o Barcelona, em Miami, pelo torneio amistoso International Champions Cup. O time ainda pega um combinado de estrelas da Major League Soccer antes da estreia oficial na temporada na Supercopa da Uefa.

Barcelona

Próximos adversários: Juventus (22/07), Manchester United (26/07), Real Madrid (29/07) e Chapecoense (07/08)

Principais novidades: Nélson Semedo (lateral direito) e Gerard Deulofeu (atacante)

Estreia oficial: Supercopa da Espanha, contra o Real Madrid (11/08)

Assim como o rival, o Barça foi ao mercado para suprir suas necessidades mais evidentes: contratou Semedo para a lateral direita, que ficou "sem dono" desde a saída de Daniel Alves, e trouxe de volta Deulofeu para ser reserva do trio MSN no ataque. Na pré-temporada, além do clássico com o Real Madrid, haverá ainda um jogo contra a Chapecoense no tradicional Troféu Joan Gamper – a equipe catarinense recebeu o convite após o desastre aéreo de Medellín, no ano passado.

Juventus

Divulgação/Juventus

Próximos adversários: Barcelona (22/07), Paris Saint-Germain (26/07), Roma (30/07) e Tottenham (05/08)

Principais novidades: Rodrigo Bentancur (volante) e Douglas Costa (atacante)

Estreia oficial: Supercopa da Itália, contra a Lazio (12/08)

A vice-campeã europeia perdeu Daniel Alves, mas terá brasileiro novo na próxima temporada: Douglas Costa, contratado por empréstimo junto ao Bayern de Munique. O time italiano reencontrará o Barcelona nos amistosos após eliminar a equipe catalã da Liga dos Campeões, e faria ainda jogos no México contra Tigres e Monterrey, que acabaram sendo cancelados por conflitos de datas.

Bayern de Munique

Andreas Gebert/Reuters

Próximos adversários: Arsenal (19/07), Milan (22/07), Chelsea (25/07), Inter de Milão (27/07) e Liverpool (01/08)

Principais novidades: Niklas Süle (zagueiro), Corentin Tolisso (volante), Sebastian Rudy (volante) e James Rodríguez (meia)

Estreia oficial: Supercopa da Alemanha, contra o Borussia Dortmund (05/08)

O Bayern surpreendeu o mercado de transferências ao buscar James Rodríguez no Real Madrid após ceder Douglas Costa à Juventus. E terá adversários tradicionais de sobra na pré-temporada para fazer a estrela colombiana e seus outros reforços se ajustarem à equipe. A estreia oficial, como de costume, será um duelo pela Supercopa da Alemanha contra o Borussia Dortmund.

Paris Saint-Germain

false

Próximos adversários: Roma (19/07), Tottenham (22/07) e Juventus (26/07)

Principais novidades: Daniel Alves (lateral direito) e Yuri Berchiche (lateral esquerdo)

Estreia oficial: Supercopa da França, contra o Monaco (29/07)

Ao contrário dos últimos anos, o PSG esteve discreto no mercado de transferências – sua grande contratação, a do brasileiro Daniel Alves, foi a custo zero, após o jogador ficar sem contrato na Juventus. Com poucas novidades no elenco, o time francês terá jogos interessantes de pré-temporada (incluindo um reencontro entre Dani Alves e Juve) antes de definir o título da Supercopa da França contra o atual campeão nacional Monaco.

Chelsea

Próximos adversários: Arsenal (22/07), Bayern de Munique (25/07) e Inter de Milão (29/07)

Principais novidades: Willy Caballero (goleiro), Antonio Rüdiger (zagueiro) e Tiemoué Bakayoko (volante)

Estreia oficial: Supercopa da Inglaterra, contra o Arsenal (06/08)

Campeão inglês, o Chelsea buscou Caballero no City para ser reserva de Courtois, além de dois jovens que se destacaram na temporada: Rüdiger, zagueiro da Roma, e Bakayoko, volante do Monaco. A equipe de Antonio Conte fará poucos amistosos antes de disputar a Supercopa da Inglaterra contra o Arsenal, que, curiosamente, também é um dos rivais nas partidas de pré-temporada.

Manchester United

false

Próximos adversários: Manchester City (20/07), Real Madrid (23/07), Barcelona (26/07), Valerenga (30/07) e Sampdoria (02/08)

Principais novidades: Victor Lindelöf (zagueiro) e Romelu Lukaku (atacante)

Estreia oficial: Supercopa da Uefa, contra o Real Madrid (08/08)

De volta à Liga dos Campeões após vencer a Liga Europa, o United de José Mourinho começa a temporada com muitas expectativas. No primeiro amistoso, venceu sem sustos o Los Angeles Galaxy, nos EUA, por 5 a 2. A grande contratação foi o centroavante Lukaku, que tentará substituir Ibrahimovic à altura e se entrosar com os companheiros até o início da temporada oficial.

Manchester City

Manchester City/Divulgação

Próximos adversários: Manchester United (20/07), Real Madrid (27/07), Tottenham (29/07) e West Ham (04/08)

Principais novidades: Ederson (goleiro), Kyle Walker (lateral direito), Douglas (volante) e Bernardo Silva (meia)

Estreia oficial: Campeonato Inglês, contra o Brighton & Hove Albion (12/08)

O Manchester City terá novas atrações com dois jovens brasileiros se juntando a Gabriel Jesus na equipe: o goleiro Ederson e o volante Douglas, ex-Vasco. A equipe de Pep Guardiola terá uma pré-temporada de alto nível, com amistoso contra o arquirrival United e o Real Madrid. Outras contratações ainda devem chegar até o final da janela de transferências.

Liverpool

Próximos adversários: Crystal Palace (19/07), Hertha Berlim (29/07), Bayern de Munique (01/08) e Athletic Bilbao (05/08)

Principais novidades: Mohamed Salah (meia) e Dominic Solanke (atacante)

Estreia oficial: Campeonato Inglês, contra o Watford (12/08)

Em busca de uma regularidade maior na próxima temporada, o time de Philippe Coutinho reforçou seu setor ofensivo: foi buscar o rápido ponta egípcio Salah na Roma e trouxe a promessa Solanke do Chelsea. O técnico Jürgen Klopp também terá um reencontro com o Bayern de Munique, antigo rival da época em que ele dirigia o Borussia Dortmund.

Milan

Próximos adversários: Borussia Dortmund (18/07) e Bayern de Munique (22/08)

Principais novidades: Andrea Conti (lateral direito), Leonardo Bonucci (zagueiro), Mateo Musacchio (zagueiro), Ricardo Rodríguez (lateral esquerdo), Lucas Biglia (volante), Hakan Calhanoglu (meia), Fabio Borini (atacante) e André Silva (atacante)

Estreia oficial: Liga Europa, contra o Craiova (26/07)

Com novos investidores injetando dinheiro no clube, o Milan é um dos grandes destaques do mercado e fez até aqui uma das maiores contratações da janela, tirando o zagueiro Bonucci da rival Juventus. Com uma estreia oficial mais cedo do que a maioria dos outros times, já que vai enfrentar o romeno Craiova na terceira fase preliminar da Liga Europa, sobrou pouco espaço para apresentar e entrosar todos os reforços nos jogos de pré-temporada.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos