Topo

Torcedor brasileiro prefere pay-per-view a ir ao estádio, diz pesquisa

Ipsos
Imagem: Ipsos

Do UOL, em São Paulo

19/07/2017 04h00

Quem é o torcedor médio de futebol no Brasil? Na data que a CBF adotou para comemorar o “Dia do Futebol”, a consultoria Ipsos, especializada em pesquisa de mercado, divulga uma pesquisa para entender quem é o brasileiro que tem interesse em futebol. E alguns dados surpreendem.

Para começar, menos da metade da população de oito regiões metropolitanas do "País do Futebol" entrevistadas para pesquisa declara ter interesse pelo esporte. Segundo o levantamento, 60% das pessoas disseram não acompanhar o futebol. Mais do que isso, mesmo dentro desses 40% que se declararam torcedores (termo que vamos usar para denominar as pessoas que disseram acompanhar o esporte), 10% não têm time do coração. Ou seja: não consomem diretamente os principais produtos que o mercado nacional de futebol oferece.

Gráfico da Ipsos sobre futebol brasileiro - Ipsos - Ipsos
Segundo a pesquisa, 41% de quem disse acompanhar futebol assiste à TV paga. Dentro desse grupo, 72% assistem a jogos em pay-per-view (ou pouco menos de 30% do total)
Imagem: Ipsos
Pay-per-view supera ida ao estádio

O resultado disso é que a relação direta com o esporte não é tão intensa quanto você, que lê este texto, deve imaginar. O maior exemplo é o tamanho da fatia de pessoas que vai, de fato, ao estádio para assistir a uma partida de futebol por aqui: segundo a pesquisa, apenas um a cada quatro torcedores acompanham pessoalmente os jogos.

É pouco. Esse número é menor, por exemplo, do que o de torcedores que declararam acompanhar o futebol em produtos pay-per-view: os torcedores de PPV são pouco menos de 30%, enquanto os que vão aos estádios são apenas 25%.

Os outros dados da pesquisa não são tão impactantes. A maioria dos fãs do esporte é homem (61%) e tem entre 18 e 35 anos e acompanham o esporte pela internet – 76% dos torcedores acessam a internet.

A pesquisa foi feita nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.