Topo

Auxílio a D'Ale e presença de área: por que o Inter contratou Camilo

Camilo será apresentado pelo Internacional nesta quinta-feira, em Porto Alegre - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Camilo será apresentado pelo Internacional nesta quinta-feira, em Porto Alegre Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2017 04h00

Nesta quinta-feira (20), o Internacional apresenta mais um reforço ao elenco que mira o retorno à Série A do futebol brasileiro. O meia Camilo, de 31 anos, vestirá a camisa vermelha pela primeira vez. E as razões que motivaram a contratação vão além da simples eventual substituição a D'Alessandro.

A partida contra o Luverdense, a última terça, só deixou ainda mais evidente o quanto é difícil para o time gaúcho jogar sem o argentino. Desgastado, ele começou no banco de reservas e não entraria no jogo se não fosse necessário. Com o insistente 0 a 0 no placar, em casa, precisou jogar por aproximadamente 30 minutos e ajudou o Inter a vencer.

A chegada de Camilo não é apenas uma alternativa para os momentos em que D'Ale não puder jogar. O ex-botafoguense é considerado valioso também para jogar ao lado do gringo.

Com 4-2-3-1 como formação predileta, Guto Ferreira imagina abrir D'Alessandro em um dos lados do trio de meias, William Pottker do outro e Camilo centralizado abastecendo o ataque, que possivelmente teria Leandro Damião como centroavante. Rodrigo Dourado e Felipe Gutiérrez ou Edenílson completam o meio.

Em relação a características, a comissão técnica do Internacional vê em Camilo um jogador com capacidade individual para, em um drible, quebrar as linhas defensivas dos adversários. Este é um dos caminhos encontrados para fugir das retrancas montadas principalmente em jogos no Beira-Rio.

Além disso, Camilo é considerado um meia com capacidade de conclusão. O ato de 'pisar na área' também é motivo de elogios. "Trabalhei com ele (Camilo) na Chapecoense. É um meia que pisa muito na área, tem um poder de criação interessante, bola parada... São requisitos que podem nos ajudar muito. Mas qualquer outra situação, só vou falar quando ele estiver apresentado", disse o técnico Guto Ferreira.

Camilo depende de sua regularização no Boletim Informativo Diário (BID) e dos treinamentos com o restante da equipe. A direção do Internacional corre, também, para anunciar Leandro Damião até sexta-feira - o atacante está acertado e depende apenas de exames médicos. Um zagueiro ainda deve, também, ser contratado.