Topo

Após demitir Roger, Atlético-MG anuncia Rogério Micale como novo técnico

AP Photo/Dolores Ochoa
Imagem: AP Photo/Dolores Ochoa

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2017 10h59

Após demitir o técnico Roger Machado, o Atlético-MG anunciou na manhã desta sexta-feira o treinador Rogério Micale. O comandante, que foi treinador do time sub-20 do Atlético por alguns anos e comandante da seleção brasileira que ganhou o ouro olímpico Rio-2016, era um dos candidatos mais fortes. A forte ligação com o clube pesou a favor de Micale, que assina contrato com duração até dezembro.

O treinador deve chegar segunda-feira à Cidade do Galo. Rogério Micale estava na China, ministrando palestras sobre futebol. Após receber o convite de diretoria do Atlético e prontamente aceitar o cargo, Micale iniciou a viagem de volta ao Brasil. A estreia do novo técnico do Galo vai acontecer no importante jogo contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com a vantagem da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Atlético só não pode perder por dois gols de diferença para ser eliminado. Derrota por 1 a 0 leva a decisão da vaga na semifinal para a disputa de pênaltis. Qualquer outro resultado dá a classificação ao time mineiro.

Campeão da Copa São Paulo de juniores em 2008, no comando do Figueirense, Rogério Micale chegou ao Atlético no ano seguinte, para comandar o time sub-20 do clube. Foram duas temporadas à frente da equipe, até receber proposta para ser técnico do time profissional do Grêmio Prudente. Após rápida passagem pelo interior de São Paulo, com dois jogos e duas derrotas no Campeonato Paulista de 2011, Micale retornou à Cidade do Galo para dar sequência ao trabalho no time sub-20.

Cargo que ocupou até maio de 2015, quando recebeu convite para assumir a seleção brasileira sub-20. Com a queda de Dunga cerca de dois meses antes do Jogos Olímpicos, Rogério Micale foi o escolhido para comandar a equipe que tentaria ganhar a inédita medalha de ouro para o futebol nacional. Campanha que terminou com a conquista do objetivo. A passagem pela seleção brasileira acabou em fevereiro. Micale não conseguiu classificar o Brasil para o Mundial sub-20, após fracassar no Sul-Americano da categoria e foi demitido pela CBF.

A saída de Roger Machado

O Atlético-MG confirmou na última quinta-feira (21) a demissão do técnico Roger Machado, uma dia após o time ser derrotado pelo Bahia, por 2 a 0, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador esteve na Cidade do Galo no início da tarde, quando se reuniu com o presidente Daniel Nepomuceno e ficou acertada sua saída do clube mineiro. Antes mesmo de a imprensa chegar ao local, o treinador deixou o CT atleticano.

Roger Machado foi contratado pelo Atlético em novembro do ano passado. Após o Galo perder por 3 a 1 para o Grêmio, na primeira partida da final da Copa do Brasil, o técnico Marcelo Oliveira caiu e Roger acertou por dois anos, para iniciar o trabalho em janeiro de 2017.

Desde que chegou à Cidade do Galo, o treinador sempre esteve bastante pressionado, por causa da expectativa criada para a temporada. Em campo o time jamais rendeu o esperado e, mesmo com bons resultados, durante o Mineiro e a fase de grupos da Copa Libertadores, o trabalho do treinador já era muito questionado por parte da torcida. O título mineiro, conquistado sobre o Cruzeiro, deu um momento de paz para Roger e toda a comissão técnica. Tranquilidade que acabou após as primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, com o Atlético passando duas rodadas dentro da zona de rebaixamento e cada vez mais longe do líder Corinthians.