Topo

Negociação avança e Rafael Carioca deve trocar Atlético-MG pelo Tigres-MEX

Rafael Carioca tem proposta do Tigres, do México - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Rafael Carioca tem proposta do Tigres, do México Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2017 14h47

Na quarta-feira, dia do jogo com o Bahia, o Atlético-MG recebeu uma proposta pelo volante Rafael Carioca. Assunto que começou a ser tratado pela diretoria do clube no dia seguinte, com a chegada do empresário do jogador, Robson Braga, a Belo Horizonte. O agente permaneceu por muitas horas na Cidade do Galo, ao lado do presidente Daniel Nepomuceno, debatendo sobre os valores apresentados pelo Tigres, do México.

E tudo ficou muito bem encaminhado para que o desfecho da negociação seja a ida de Rafael Carioca para o futebol mexicano, como apurou o UOL Esporte. Neste momento, está tudo em fase bem adiantada, o acerto entre os clubes e os detalhes do contrato do volante com o Tigres. Por envolver uma quarta parte, o Spartak Moscou, da Rússia, a negociação não é tão simples.

O clube russo é dono de metade dos direitos econômicos do atleta. Como no México o calendário é similar ao europeu, com a temporada se iniciando em um ano e se encerrando no seguinte, a janela de transferências internacionais para lá ainda vai ficar muito tempo aberta. As equipes mexicanas têm até o dia 5 de setembro para se reforçarem com jogadores que atuam em outros países.

No Atlético desde agosto de 2014, Rafael Carioca é o quinto jogador do atual elenco que mais vezes defendeu o clube. Ele já disputou 166 partidas pelo clube, atrás apenas do zagueiro Leonardo Silva (299), do goleiro Victor (296), do lateral direito Marcos Rocha (286) e do meia-atacante Luan (175).

Pelo Atlético, Rafael Carioca conquistou três títulos. A Copa do Brasil de 2014 e o Campeonato Mineiro de 2015 e 2017, além de dois vice-campeonatos nacionais. O Brasileirão de 2015 e a Copa do Brasil do ano seguinte.