Paulistão-18 terá limite de 25 atletas, mas base poderá ser usada

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

  • Marcello Zambrana/AGIF

    Corinthians é o atual campeão da Copinha, torneio formador de jovens atletas

    Corinthians é o atual campeão da Copinha, torneio formador de jovens atletas

A Federação Paulista de Futebol (FPF) mudou o regulamento de inscrições para o Estadual de 2018. Para o próximo ano, os clubes poderão inscrever 25 atletas (até então eram 28), mas poderão utilizar todos seus atletas formados na base.

A liberação dos jovens vindos das categorias inferiores atende a pedidos feitos nos últimos anos pelas diretorias dos grandes clubes do Estado.

Muitas equipes lamentavam o fato de não poderem testar seus jovens da base no Paulistão em razão do limite de inscritos.

Para usar os jovens da base, os times terão que atender às seguintes exigências: ter entre 16 e 21 anos (completos até o fim da temporada), estar registrado há pelo menos um ano no clube e ter disputado ao menos uma competição oficial de base.

A partir de 2019, o período mínimo de registro no clube deverá ser de 18 meses para que ele se enquadre como atleta de base. Na Uefa, por exemplo, o prazo mínimo é de três anos. O modelo com a permissão para uso da base está sendo testado na Copa Federação Paulista.

De acordo com a assessoria de comunicação da FPF, a mudança nas inscrições atende a ideias de técnicos que já trabalharam no futebol paulista, como Tite, técnico da seleção brasileira. Ela foi amplamente discutida pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, o vice-presidente de Integração com Atletas da FPF, Mauro Silva, com representantes dos departamentos técnicos dos clubes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos