Topo

Como o marketing faz turco rejeitado pela torcida seguir no Barça

Arda Turan finaliza para marcar o gol para o Barcelona contra o Sevilla - AP Photo/Manu Fernandez
Arda Turan finaliza para marcar o gol para o Barcelona contra o Sevilla Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

22/07/2017 04h00

Para um evento milionário de marketing no Japão, o Barcelona separa estrelas do elenco. Piqué, Neymar, Messi e...Arda Turan são os escolhidos. Sim, o turco é um dos líderes em propaganda do time e, muito por conta disso, tem vaga assegurada na temporada apesar da rejeição da torcida. O contrato atual tem mais três anos de validade.

A febre Turan é uma loucura. Principalmente, claro, na Turquia. Com dois patrocinadores turcos de peso, o Barcelona agrada os mais de 12 milhões de fãs no país com a manutenção do meia no elenco.

O efeito do marketing foi sentido no clube logo na contratação de Turan, em 2015 – time pagou 35 milhões de euros ao Atlético de Madri. No primeiro dia após o anúncio, foram 24 mil camisetas com o nome de Arda Turan vendidas pela internet. Quase todas na Turquia.

O país do Oriente Médio virou obsessão no Barça justamente pelo consumo. Nas redes sociais, o clube montou perfis em turco e já conta com mais de 4 milhões de seguidores do país no Facebook. No Twitter, o post de registro da chegada de Turan foi o mais compartilhado da história com a marca de 50 mil.

Por conta do sucesso, Turan também é garoto-propaganda da Nike no país. A empresa também lançou aplicativos de jogos de futebol com a imagem do meia do Barcelona.

A rejeição

Turan liderou pesquisa do jornal catalão "Mundo Deportivo" de venda de jogador. O jogador teve 47% dos votos com André Gomes na sequência, com 29% - completaram a lista Denis Suarez e Digne.

Em Barcelona, Turan se destacou mais fora do que dentro de campo. Muito por conta da mansão em que vive, com sete quartos, uma gigantesca piscina e até sala de cinema. Fotos e vídeos desfrutando a vida no estabelecimento avaliado em 15 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) são constantemente postados em redes sociais por ele e amigos.

Turan vive como uma celebridade, aparecendo sempre em páginas de jornais em caros restaurantes ou passeios de barco.

"Turan nao faz questão de sair e tem mais três anos de contrato. Negociar ele é o maior desafio do Barcelona no momento", comentou Bruno Alemany, repórter da rádio Cadena Ser de Barcelona.

Dentro de campo na temporada passada, Turan ganhou destaque inicial como substituto de Neymar na ponta esquerda. No entanto, o rendimento do jogador caiu espantosamente na reta final.

"Tenho que admitir que não estou em um bom momento. Preciso de muito trabalho para voltar forte ao time", chegou a admitir o turco ao final da temporada.