Topo

Neymar decide com golaço e Barça bate Juve em amistoso que abre a temporada

Do UOL, em São Paulo

22/07/2017 20h54

Que PSG, que nada. Neymar foi o nome da vitória por 2 a 1 do Barcelona sobre a Juventus neste sábado (22), em New Jersey (EUA). O craque fez dois gols — um deles espetacular — e foi o nome do primeiro tempo, quando a equipe catalã usou seus titulares contra os reservas da Juve. Quando a situação se inverteu, Chiellini diminuiu de cabeça.

Como as substituições sugerem, o amistoso teve duas metades muito distintas. O primeiro tempo mostrou um Barcelona muito superior, principalmente pelo lado esquerdo, por onde Neymar deu muito trabalho ao lateral Lichtsteiner. O camisa 11 abriu o placar aos 15 minutos, após tabelar com Paco Alcácer e acertar o ângulo de Buffon. O grande lance do craque, no entanto, ainda estava por vir.

Lichtsteiner, Benatia, Marchisio, Barzagli, Khedira, Asamoah… Todos ficaram para trás na fila que Neymar fez dentro da área da Juve, aos 26. O brasileiro fez o que quis com a defesa adversária e marcou lindo gol, que deixou o Barça em ótimas condições na partida.

A Juventus seguiu sem conseguir desenvolver seu jogo no MetLife Stadium, o que, somada à queda de rendimento do Barcelona, fez do amistoso algo monótono. O contexto só mudou na segunda etapa, quando as principais estrelas da equipe italiana foram a campo.

Em seu primeiro lance, Dybala deu linda caneta em Busquets. A Juve ganhou corpo e passou a se insinuar mais. Cresceu até que Chiellini completou escanteio de cabeça para diminuir o placar e, ao menos na teoria, inflamar o jogo (assista abaixo).

Mas a expectativa não se confirmou: as investidas do estreante Douglas Costa e companhia não deram resultado. Do lado contrário, o Barcelona montado pela primeira vez por Ernesto Valverde se manteve perigoso, principalmente com Suárez e Sergi Roberto. A certa altura a equipe catalã parecia mais perto do terceiro gol do que a Juventus do empate. Assim o amistoso evoluiu até o apito final.