Topo

Ídolo do São Paulo, ex-goleiro Waldir Peres morre vítima de infarto

Waldir Peres defendeu o São Paulo por 11 temporadas - Reprodução
Waldir Peres defendeu o São Paulo por 11 temporadas Imagem: Reprodução

Bruno Grossi e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2017 17h00

Neste domingo, o São Paulo se despediu de um de seus maiores ídolos na história. Morreu, em Mogi Mirim, o ex-goleiro Waldir Peres, campeão brasileiro em 1977. O arqueiro foi vítima de um infarto fulminante logo após o almoço, quando seguia para uma festa de aniversário. Waldir tinha 66 anos e não apresentava nenhum problema de saúde.

"Nós viemos passear na casa de uns amigos numa festa de aniversário em Mogi Mirim, ele acordou legal, estava brincando conversando e depois do almoço aconteceu, passou mal", lamentou a irmã Isabel.

Depois de comer, o ex-goleiro sentiu azia, falta de ar e sofreu o infarto. Ainda houve tempo para levá-lo ao hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim, mas Waldir não resistiu. A irmã Isabel estava com Waldir, que não era casado, mas deixa dois filhos e uma filha. Os rapazes moram em São Paulo e já seguiram para o interior, enquanto a moça vive na Malásia.

O corpo de Waldir Peres, que morreu em Mogi Mirim, deve chegar ainda hoje a São Paulo. A família vai esperar até quarta-feira para o enterro, à espera da filha que vive na Malásia. Ainda não há definição se o velório, no cemitério Gethsêmani, no bairro do Morumbi, será aberto ao público.

Waldir Peres é o segundo jogador que mais defendeu o São Paulo, com 617 partidas disputadas entre 3 de novembro de 1973 e 26 de maio de 1984. O recorde foi quebrado por Rogério Ceni em 2005. No Tricolor, foi tricampeão do Campeonato Paulista (1975, 1980 e 1981) e do Brasileirão de 1977, sendo herói na disputa de pênaltis contra o Atlético-MG. Natural de Garça, no interior paulista, ele completou 66 anos em 2 de janeiro. 

Pela seleção brasileira, foi convocado para as Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1982, sendo a última como titular do esquadrão de Telê Santana.