Topo

Ilha perto de Ibiza fica lotada e deixa time sem casas para seus reforços

São paisagens assim que atraem milhares de turistas a Formentera no verão - Thinkstock
São paisagens assim que atraem milhares de turistas a Formentera no verão Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 04h00

O SD Formentera é um time relativamente novo, de apenas 45 anos. Nesta temporada, irá estrear na terceira divisão da Espanha, um marco para o clube. Só que a atual diretoria tem enfrentado um problema inesperado: enquanto busca reforços mais experientes para o desafio, não encontra moradia para esses jogadores. O verão europeu está limitando as opções.

Formentera é uma das Ilhas Baleares e fica perto de Ibiza, ao sul. Sua população é de 12 mil pessoas, mas no verão esse número quadriplica, chegando a quase 50 mil. Assim, as acomodações, além de ficarem até quatro vezes mais caras, também se esgotam rapidamente.

Na temporada anterior, o SD Formentera contava com muitos jogadores jovens, em início de carreira. Muitos dividiam casas ou apartamentos maiores, transformando-os quase em alojamentos. Agora, no entanto, a diretoria tem buscado atletas mais experientes para deixar o time mais forte para a terceira divisão.

Por serem mais velhos, esses reforços na maioria das vezes já são casados e/ou têm filhos e não aceitam dividir um imóvel com outros jogadores, uma opção que o clube entende como normal.

“Não é um problema econômico, mas simplesmente não há moradia nesta época. Mesmo assim, estou convencido que todos terão onde morar até o início dos treinos”, comentou o técnico do Formentera, José Ángel Sanjuán, ao “ABC”.

Aproximadamente metade do elenco do Formentera foi dispensada para que o treinador montasse a equipe com um novo perfil. Nesse período, os dirigentes atacavam em duas frentes: negociavam com reforços ao mesmo tempo em que buscavam casa no mercado imobiliário. E comemoravam igualmente quando um acordo era fechado.

Enquanto Ibiza é conhecida por grandes festas e muita gente famosa, a Formentera tem um perfil um pouco mais tranquilo. As águas cristalinas que cercam os 83 quilômetros quadrados de ilha são o grande atrativo do local.

Local que, inclusive, irá oferecer uma situação particular na terceira divisão do Espanhol: o Estádio Municipal de Sant Francesc, casa do Formentera, é o único de nível nacional cujo acesso só pode ser feito de barco. Mas isso é problema para os adversários do Formentera, que já tem muita coisa para resolver até lá.