Topo

Promessa da base deixa o Grêmio de graça e tem proposta de clube europeu

Luan Viana (e) chegou a ser anunciado pelo Marítimo, voltou, e rescindiu com Grêmio - Divulgação/Marítimo
Luan Viana (e) chegou a ser anunciado pelo Marítimo, voltou, e rescindiu com Grêmio Imagem: Divulgação/Marítimo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/07/2017 04h00

Um dos destaques do Grêmio na Copa São Paulo de 2015, Luan Viana não chegou a receber oportunidade no principal. Esteve no time de transição após completar a idade de base e até se envolveu em uma negociação frustrada com Marítimo, de Portugal. Na última semana, o jogador rescindiu contrato de forma gratuita com o clube gaúcho e tem duas sondagens de mercados europeus.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a rescisão ocorreu de forma amigável. Luan e seu estafe não concordavam com a forma de tratamento no Tricolor, gostariam de sair para jogar mais e o fim do vínculo facilitaria isso. Assim foi feito, sem o clube manter nada além dos direitos de formação através do mecanismo de solidariedade da Fifa.

Livre para negociar com qualquer equipe, Luan, de 21 anos, tem duas sondagens. A primeira, mais concreta, é do futebol suíço. A segunda, que deve concretizar-se na próxima semana, é de um clube da Alemanha. As equipes são mantidas em sigilo até que se conclua o negócio.

Negociação frustrada no início do ano

No começo da temporada, Luan Viana chegou a ser apresentado pelo Marítimo, de Portugal. No entanto, um desacerto entre as partes (Grêmio, empresário do jogador na época e Marítimo) fez com que o clube gaúcho não desse a liberação e forçasse o regresso.

Luan é formado na Portuguesa. Chegou ao Grêmio em 2014, foi titular em boa parte da Copa São Paulo de 2015 e depois participou apenas de jogos pelo time de transição, formado por jovens que romperam idade de base e jogadores não aproveitados no time de cima. Em 2013, quando ainda defendia a Lusa, disputou o Torneio de Toulon pela seleção brasileira.