Topo

Piqué indica permanência, mas caso Neymar ainda precisa de 7 respostas

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Barcelona

24/07/2017 04h00

Uma foto abraçado com Neymar e a mensagem “Se queda”. Em uma tradução livre, foi quase um anúncio: "Ele fica". Esse foi o post do zagueiro Gerard Piqué durante a tarde de domingo em Nova Jersey, nos Estados Unidos – local de pré-temporada do Barcelona -, que provocou a dedução de que a novela Neymar chegou ao fim com a permanência no clube espanhol. Algumas questões dessa história, porém, ainda precisam de respostas, por mais força que tenha a intervenção do companheiro de time.

Diante das incertezas do caso, o UOL Esporte listou sete dúvidas que ainda precisam ser esclarecidas. Confira:

1 - Neymar vai mesmo ficar?

Piqué é figura importante no vestiário do Barcelona, chamado pelos companheiros de “presidente”, gíria que representa a hierarquia da boleiragem. Só que o recado ainda não é um comunicado oficial de Neymar. Até o momento, nem o jogador brasileiro nem o Barcelona se posicionaram claramente sobre uma decisão pela permanência, o que incomoda a torcida. Diante do desgaste gerado com a situação, uma manifestação renovaria a ligação sentimental com o clube e poderia ajudar a esclarecer como foi a negociação. 

2 - Neymar ganhou novo contrato?

Envolvido em escândalos recentes de corrupção, o Barcelona hoje se orgulha da transparência. A cada modificação de contrato dos jogadores, faz um comunicado oficial com detalhes do que foi acertado. No auge da especulação com o PSG, o clube bateu cabeça sobre propor, ou não, um aumento que seduzisse o brasileiro, que teve seu contrato renovado há cerca de um ano.

Como publicou o UOL Esporte, a hierarquia imposta pelo novo compromisso de Messi pesou na balança para Neymar, que deseja protagonismo maior e entende que dificilmente poderá tê-lo sob a sombra do argentino. Por outro lado, dirigentes do Barcelona se opuseram a uma nova proposta ao brasileiro por se tratar da segunda negociação seguida. Na visão destes, o ex-santista deveria respeitar o acordo que está em vigor. No fim, ele ganhou um aumento?

3 - Jogadores foram decisivos?

Neymar já trocava mensagens com os brasileiros do PSG empolgado com a probabilidade de defender o clube francês. Nos Estados Unidos, porém, o comportamento mudou. Fechado com os companheiros do Barcelona, o atacante ouviu apelos de todos. A força-tarefa montada pelo Barcelona foi realmente preponderante?

4 - Como será o relacionamento com a diretoria?

Pelo segundo ano seguido, Neymar negociou com o PSG, teve proposta contratual dos franceses e ficou propenso ao acerto. Dirigentes do Barcelona demonstraram inquietude com a possibilidade de saída do brasileiro e perderam confiança com o passar do tempo. E agora, estará desgastado Neymar? Declarações dos dirigentes do clube também são vitais no momento. Após a reunião com o brasileiro no domingo, o diretor do Barça, Raul Sanllehí, deixou o hotel calado.

5 - Posição de Neymar prevaleceu?

Fontes do entorno de Neymar consultadas pelo UOL Esporte deram conta de um desejo do pai do jogador, Neymar da Silva Santos, pela transferência ao PSG. A proposta do clube francês já estava perto de um acerto por parte de Neymar e sua equipe, mas algo mudou. Foi o jogador quem decidiu o próprio futuro? Sempre que pôde, o pai de Neymar sempre destacou que todas as decisões eram tomadas pelo filho, razão da transferência do Santos para o Barcelona e a renovação com o clube espanhol no ano passado, por exemplo. 

6 - Como fica o PSG no desfecho do caso?

Durante todo o período de negociação, os dirigentes do PSG permaneceram calados. Não confirmaram propostas, ou sequer o interesse. Em caso de fracasso na negociação, será a segunda vez seguida que Neymar descarta a transferência. O que o clube francês dirá à sua torcida sobre Neymar? Vai caçar outra estrela no mercado? Pode voltar à carga sobre o brasileiro no futuro?

7 - Até quando Neymar vai ameaçar o Barcelona?

Essa é a principal dúvida gerada por Neymar na cabeça do torcedor do Barcelona. O contrato vai até 2021, mas a multa de 222 milhões de euros pareceu não ser obstáculo para que o jogador cogite o futuro em outro clube. O discurso de “não sei o dia de amanhã” foi o usado por Neymar para falar sobre o futuro no Barça recentemente. Mas afinal, a decisão do fico tem prazo de validade?