Topo

Juventus estreia na Série A contra Cagliari; Milan pega Crotone

Andrea Di Marco/ANSA via AP
Imagem: Andrea Di Marco/ANSA via AP

Da ANSA

26/07/2017 16h16

ROMA, 26 JUL (ANSA) - A Lega Serie A, entidade responsável pela primeira divisão do futebol italiano, divulgou nesta quarta-feira (26) o calendário da edição 2017/18 do torneio, que começa no próximo dia 20 de agosto.

Atual hexacampeã, a Juventus estreará em casa, contra o Cagliari, enquanto os três times que despontam como principais desafiantes, Milan, Napoli e Roma, começarão suas trajetórias como visitantes.

Turbinado pelo dinheiro chinês e cercado de expectativas, o clube rossonero jogará na primeira rodada contra o Crotone. Já os napolitanos pegarão o recém-promovido Hellas Verona, e a equipe giallorossa visitará a Atalanta.

As outras partidas de abertura da Série A são: Bologna e Torino; Inter e Fiorentina; Lazio e Spal; Sampdoria e Benevento; Sassuolo e Genoa; e Udinese e Chievo Verona. O primeiro clássico nacional acontecerá na segunda rodada, Roma e Inter, na capital italiana, marcando o reencontro do treinador Luciano Spalletti, hoje em Milão, com seu ex-time.

Já Milan e Juve se enfrentarão apenas na 11ª, na capital da Lombardia. A edição 2017/18 do Campeonato Italiano terminará no dia 20 de maio, um pouco mais cedo do que o habitual por causa da Copa do Mundo.

Sorteio - A definição da tabela foi realizada por sorteio, que neste ano contou com algumas novidades. Uma delas é os clubes não poderem ter dois ou mais jogos consecutivos em casa ou fora, a não ser que algum evento impedisse a realização da partida. Outra regra vetou clássicos regionais no meio de semana e na primeira e última rodadas. Já as equipes que encerraram o campeonato anterior como visitantes estrearão nesta temporada em casa.

Clubes da mesma cidade ou que estão muito próximos não podem jogar em casa no mesmo dia, regra que afeta Bologna e Spal; Chievo e Hellas Verona; Genoa e Sampdoria; Inter e Milan; Juventus e Torino; e por fim, Roma e Lazio. (ANSA)