Topo

Botafogo não desistirá do Brasileiro, mas priorizará Copa BR e Libertadores

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2017 04h00

O enxuto elenco do Botafogo fez com que o técnico Jair Ventura tomasse uma decisão junto com sua comissão técnica. Em meio a três competições, o Alvinegro decidiu priorizar a Copa do Brasil e a Libertadores. Isso quer dizer que os jogadores mais cansados serão poupados no Campeonato Brasileiro.

Isso já aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando apenas dois titulares foram mandados a campo para encarar o Atlético-GO – apenas empatou com o lanterna. O planejamento deu certo e os jogadores estavam visivelmente descansados diante do Atlético-MG.

Após vencer os mineiros e se classificar para encarar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, o técnico Jair Ventura deixou claro que a situação voltará a ocorrer antes de jogos decisivos da Copa do Brasil e Libertadores.

“Poupamos os titulares contra o Atlético-GO (pelo Campeonato Brasileiro) e corremos riscos. Por causa do planejamento, vencemos. Nosso time estava muito leve, descansado. Isso foi muito bom para nossa grande performance. É logico que tem a entrega dos atletas, grandes responsáveis, mas dentro de um planejamento”, afirmou o treinador do Botafogo.

A decisão se justifica com a montagem do elenco. Sem tanto dinheiro como alguns adversários do Brasil, o Botafogo apostou em um grupo enxuto e barato, além de salários em dia. O plantel comprou a ideia do treinador e joga de maneira aguerrida, muitas vezes com alguma dose de sofrimento.

“Trabalhamos para não sofrer. Mas nem sempre dá. Às vezes a gente faz um gol e muita gente acha que a gente para de jogar. Derrubamos um dos melhores elencos do país. Jogadores na faixa de R$ 700 mil e R$ 1 milhão por mês. Dois jogadores desses pagam nossa folha salarial”, explicou Jair Ventura.

No Campeonato Brasileiro, o Botafogo soma 24 pontos na sétima posição. Na Copa do Brasil, o time decidirá com o Flamengo uma vaga na final da competição. Por fim, o Alvinegro venceu o Nacional-URU por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, em Montevidéu.