Topo

Chegada de Luxemburgo ajuda Mena a atingir seu melhor nível no Brasil

Menas deu cinco assistências e fez um gol, seu primeiro no Brasil, nos últimos jogos - Williams Aguiar/Sport
Menas deu cinco assistências e fez um gol, seu primeiro no Brasil, nos últimos jogos Imagem: Williams Aguiar/Sport

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Recife

27/07/2017 04h00

O chileno Mena vive seu melhor momento no futebol brasileiro. Depois de fazer mais de cem jogos por Santos, Cruzeiro e São Paulo, é no Sport que ele tem mostrado por que conquistou a confiança de Jorge Sampaoli na conquista da Copa América de 2015, feito até então inédito para o Chile.

Desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando do Sport, Mena tem contrariado o rótulo de lateral defensivo e sido decisivo no ataque. A chegada do treinador, segundo o próprio jogador, foi fundamental para tanto.

"Tem muita coisa. O trabalho do Luxemburgo e a ida à seleção me deram confiança para melhorar as coisas. O momento do time melhorou muito também, o que ajuda no pessoal", avaliou Mena.

"Se falou muito quando cheguei [no Sport] que era um lateral mais defensivo, mas agora estou mostrando outra face, de chegar mais no ataque, de ajudar o time lá na frente. Fiz até gol. Estou muito contente com esse momento, feliz pelo time que vem mostrando um futebol muito bom", acrescentou.

Desde que retornou da Copa das Confederações, Mena já deu cinco assistências e fez até um gol, contra o Coritiba, seu primeiro no futebol brasileiro - ele desembarcou no país em 2013. Além da referida confiança, Luxa mexeu também taticamente com o jogador.

Nas últimas partidas do Sport, o lateral chileno tem atuado como ponta pelo lado esquerdo. Um pouco à frente dos volantes Patrick e Rithely, ele dá mais consistência defensiva ao meio de campo da equipe, possibilitando mais liberdade para Diego Souza.

Como seu setor está coberto pelo lateral Sander, Mena chega com mais frequência à linha de fundo e participa atividade das jogadas ofensivas no Sport. "Esse momento aqui no Sport é superior a todos que já vivi aqui [no Brasil]", resume. 

Nesta quinta-feira (27), fora de casa contra o Arsenal de Sarandí, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana. O lateral chileno deve atuar mais uma vez no meio de campo. Na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 2 a 0 - com assistência de Mena.

O Leão pernambucano deve ir a campo com: Magrão (Agenor); Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henríquez (Durval) e Sander; Rithely, Patrick e Diego Souza; Mena; Everton Felipe e André.