Topo

Já anunciado, lateral tem acerto com o Cruzeiro adiado por conta de lesão

Rafael Galhardo defendeu as cores de Flamengo, Santos, Bahia, Grêmio e Atlético-PR no Brasil - Divulgação/Grêmio
Rafael Galhardo defendeu as cores de Flamengo, Santos, Bahia, Grêmio e Atlético-PR no Brasil Imagem: Divulgação/Grêmio

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/07/2017 09h39

O Cruzeiro informou, na noite dessa quarta-feira (26), que a situação clínica de Rafael Galhardo, anunciado no dia seguinte ao fechamento da janela de transferências internacionais, impede que ele seja incorporado de forma imediata ao elenco comandado por Mano Menezes.

O atleta assinaria contrato até o fim da temporada com os mineiros. Porém, devido à necessidade de se recuperar de uma cirurgia no joelho direito, a qual foi submetido em fevereiro deste ano, evita que ele firme o vínculo imediatamente.

Segundo nota oficial divulgada pelo clube, "diretoria e jogador optaram por reestruturar o compromisso, aguardando para finalizá-lo somente quando o o lateral direito estiver apto a atuar".

Uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito impede que Rafael Galhardo atue desde janeiro passado. A última partida do atleta foi em 15 de novembro de 2016, quando defendeu o Atlético-PR no empate por 1 a 1 com o Fluminense, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Antes mesmo de apresentá-lo à imprensa, o Cruzeiro já havia se preparado para um possível problema na avaliação médica de Rafael Galhardo. O diretor de futebol Klauss Câmara havia revelado o cuidado com o problema médico do jogador de 25 anos:

“Nós buscamos tudo aquilo que é necessário. Estamos fazendo com os pés no chão, sabendo do histórico do jogador, por isso vamos submetê-lo a todos os exames necessários. É um jogador que tem a característica e o DNA do Cruzeiro, um potencial grande, então a gente acredita que podemos implementar seu potencial naquilo que esperamos. Vai dar muita alegria ao torcedor do Cruzeiro e agregará muito à nossa equipe”, disse à Rádio Itatiaia no sábado passado (22).

Antes de chegar à Toca da Raposa II, onde realizará tratamento, o lateral estava na Bélgica para defender as cores do Anderletch. O jogador, no entanto, não entrou em campo pela equipe na última temporada europeia.

Confira, abaixo, a nota divulgada pelo Cruzeiro em seu site oficial:

"O Cruzeiro Esporte Clube comunica que, após realizar todos os exames e avaliações físicas no lateral Rafael Galhardo, a comissão técnica concluiu que o jogador ainda vai precisar de um período maior de recuperação da cirurgia no joelho direito, a qual o atleta foi submetido em fevereiro deste ano.

Diante desta avaliação, Clube e jogador decidiram reestruturar o contrato, aguardando para finalizá-lo apenas quando Galhardo estiver apto a atuar.

A decisão não altera os planos do Cruzeiro em contar com o atleta em seu elenco. Galhardo faz parte do planejamento do Maior de Minas para as próximas temporadas".