Topo

Goleador do time de Ronaldo nos EUA, Marlon Freitas cresce no Fluminense

Marlon Freitas atuou como titular na partida do Fluminense em Quito - Nelson Perez/Fluminense
Marlon Freitas atuou como titular na partida do Fluminense em Quito Imagem: Nelson Perez/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/07/2017 04h00

Autor do gol que deu a vitória do Fluminense sobre o Universidad de Quito, Marlon Freitas tem uma intimidade com as redes que não é das mais comuns para quem atua como volante.

Cria das divisões de base tricolor, o jogador foi um dos que usufruiu do plano de carreira oferecido a jovens promessas do clube. No pacote dos benefícios esportivos está a oportunidade de atuar fora do país, para que a formação seja mais completa e o jogador volte mais amadurecido para as Laranjeiras.

E com ele não foi diferente. Em 2015, Marlon foi emprestado para o Fort Lauderdale Strikers, time que tinha o ex-atacante Ronaldo como um dos proprietários. Talvez inspirado no fenômeno, o jogador tornou o hábito de fazer gols uma rotina. Em 31 partidas, o jovem de 22 anos marcou oito vezes, tornando-se uma das principais figuras na temporada.

Marlon Freitas nos EUA - Strikers/Divugação - Strikers/Divugação
Imagem: Strikers/Divugação

 "Acreditávamos que ele era jogador para atuar no profissional do Fluminense, mas percebemos que, apesar dele desempenhar bem, seria interessante colocá-lo no Plano de Carreira para ele alcançar o objetivo. Aí surgiu a possibilidade dele ir para o Strikers", contou Marcel Giannecchini, coordenador de projetos de futebol do Fluminense.

A Eslováquia foi o penúltimo passo até que Freitas, natural de Magé, município situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, completasse seu ciclo até voltar a vestir tricolor. No Samorin, filial européia do clube, o volante disputou 15 partidas e marcou três gols.

"O Marlon é um menino fantástico, trabalhador e que conquistou a todos em Samorin. Ele chegou achando que seria fácil e não foi. Teve de ralar muito e se adaptar a um estilo de jogo diferente do que é praticado no Brasil. É um jovem com muito potencial, que vai oscilar, mas que certamente vai dar muitas outras alegrias para a torcida. Vamos iniciar uma nova temporada no domingo. Quem sabe em breve não teremos outros meninos entrando em campo e marcando gols pelo Fluminense?", disse Marco Manso, diretor esportivo do STK Fluminense Samorin.

Marlon no Samorin - Tibor Ory - Tibor Ory
Imagem: Tibor Ory

Para deixar a sua marca no Estádio Atahualpa, Freitas contou com a ajuda do acaso. Por conta de uma cirurgia no joelho do volante Luiz Fernando, o jogador foi inscrito na Copa Sul-Americana e ganhou um lugar no grupo que disputa a competição continental.

Após um dia de folga, o grupo do Tricolor retoma os trabalhos nesta sexta-feira. No domingo, a equipe do técnico Abel Braga encara a Ponte Preta, às 16h, no Estádio Moisés Lucarelli.