Topo

Ederson, do Fla, recebe alta um dia após cirurgia para retirada de tumor

Divulgação/Flamengo
Imagem: Divulgação/Flamengo

Do UOL, São Paulo

29/07/2017 11h24

O sábado já começa com uma boa notícia para todas as torcidas. Um dia depois de passar por uma bem-sucedida cirurgia para a remoção de um tumor no testículo, o meia Ederson, do Flamengo, recebeu alta nesta manhã.

A informação foi divulgada pelo próprio clube, que apenas acrescentou que o jogador será reavaliado pelo médico cirurgião nessa semana, em Copacabana, para que os próximos passos sejam definidos. Esse tipo de tumor tem índice de cura de 90%.

Realizado na sexta, o procedimento durou cerca de 40 minutos. Foi necessária a retirada do testículo direito e a implantação de uma prótese, de modo que o material biopsiado foi encaminhado para análise. Só então será possível mensurar o tipo e o tamanho da lesão, embora o médico já saiba que se trata de um tumor maligno.

"O tumor é maligno. Agora aguardamos os demais resultados para saber se o problema se espalhou por outras regiões", informou o cirurgião Franz Campos, que esteve na companhia do oncologista Diogo Rosa.

O médico ressaltou também que a tendência é a de que o meia passe por um tratamento de quimioterapia. "Muito provavelmente ele será submetido à quimioterapia por dois a três meses. Começamos uma guerra agora, a primeira batalha foi vencida. O índice de cura nesses casos é de 90%. Nossa expectativa é a de que ele volte aos campos o mais rapidamente possível para dar alegrias para a torcida do Flamengo".

Cirurgião Fraz Campos (e) e médico rubro-negro Márcio Tannure (d) após a cirurgia - Leo Burlá / UOL Esporte - Leo Burlá / UOL Esporte
Cirurgião Fraz Campos (e) e médico rubro-negro Márcio Tannure (d) após a cirurgia
Imagem: Leo Burlá / UOL Esporte

Chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure adotou a cautela no processo de recuperação do meia. "Primeiro estamos preocupados em tratar da lesão dele. Depois vem a carreira dele, que é o seu sustento. Para o Ederson o apoio de todos os clubes foi importante neste processo".

A descoberta veio através de um exame antidoping, no qual o atleta terminou flagrado com o aumento da substância HCG, permitida até um certo nível. Desde que anunciou a doença, Ederson tem recebido uma série de mensagens de apoio.

Na partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, o Flamengo entrou em campo com um uniforme com a hashtag #ForçaEderson. Nas redes sociais, diversos clubes transmitiram seus recados positivos, entre os rivais cariocas Vasco, Fluminense e Botafogo: