Topo

Casa cheia e atenção da CBF! Santos vê benefícios em polêmica com Flamengo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/08/2017 04h00

O pênalti anulado no jogo entre Santos e Flamengo pelas quartas de final da Copa do Brasil na semana passada causou muita polêmica. O clube paulista pediu anulação da partida e acusou interferência externa de Eric Faria, repórter da TV Globo, sobre a arbitragem de Leandro Vuaden. No entanto, apesar da eliminação e irritação com os cariocas, a cúpula santista já começa a ver benefícios por causa da polêmica, segundo apurou o UOL Esporte.

A cúpula santista acredita que o Pacaembu estará lotado nesta quarta-feira, quando Santos e Flamengo se enfrentam pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, justamente por causa da polêmica. O clube paulista acredita que o torcedor encarnou o “espírito de rivalidade” contra os cariocas e, por isso, comparecerá em peso ao estádio.

Até a noite desta segunda-feira, o Santos divulgou que 10.700 ingressos já haviam sido vendidos com antecipação para o duelo.

Além de lucrar com a renda do jogo, a diretoria santista espera receber mais atenção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após a polêmica com o Flamengo. Internamente, os dirigentes comemoraram a repercussão do caso na semana passada.

Para eles, nunca se falou tanto de um erro de arbitragem contra o Santos desde a fatídica final do Campeonato Brasileiro de 1995, diante do Botafogo, no Pacaembu. Na ocasião, o árbitro Márcio Rezende de Freitas validou um “gol impedido” de Túlio Maravilha, que garantiu o título aos cariocas. Anos depois, tanto o juiz como o centroavante reconheceram o erro publicamente.

Na visão dos santistas, agora todos ficarão mais atentos com possíveis erros de arbitragem contra o alvinegro praiano.

A diretoria santista tenta juntar provas que mostrem que a partida pela Copa do Brasil sofreu interferência da imprensa. Por outro lado, a CBF, em carta, promete ao Santos analisar os questionamentos e “respondê-los com a maior brevidade possível”.

Porém, há quem acredite na oposição santista e até mesmo entre os profissionais do clube, que o Santos não possui nenhuma prova legitima de que houve interferência externa do repórter Eric Faria na anulação do pênalti.

O Santos espera, no mínimo, que consiga vetar a presença dos repórteres da Globo ao lado do banco de reservas dos times durante os jogos. Para eles, este único pedido atendido já seria uma grande vitória nos bastidores.

O lance polêmico foi o pênalti marcado por Vuaden aos 40 minutos do primeiro tempo, em disputa entre Réver e Bruno Henrique na área. Após cerca de um minuto, o juiz consultou o quarto árbitro, Flávio Rodrigues de Souza, e reverteu a marcação da penalidade.