Topo

Protestos políticos cancelam treinos de seleções da Venezuela no país

Seleções sub-20 e principal da Venezuela treinariam nesta segunda-feira - REUTERS/Henry Romero
Seleções sub-20 e principal da Venezuela treinariam nesta segunda-feira Imagem: REUTERS/Henry Romero

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 17h49

A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) anunciou a suspensão das atividades da equipes masculinas sub-20 e principal no país por período indeterminado. A decisão foi comunicada em nota oficial publicada nesta segunda-feira.

A decisão foi tomada por conta da situação política no país. No domingo, por decisão do presidente Nicolás Maduro, a população venezuelana votou para escolher os 545 representantes de uma nova Assembleia Constituinte Nacional, cuja tarefa será promover reformas políticas, sociais, jurídicas e econômicas na Venezuela.

Como desdobramento da eleição, a oposição política a Maduro fechou vias em todo o país, de forma a diminuir as votações. A manobra acabou atrapalhando a logística das seleções sub-20 e principal da Venezuela, que começariam nesta segunda-feira um ciclo de treinamentos.

A suspensão de atividades não deve, no entanto, tirar a Venezuela de compromissos oficiais. Segundo o comunicado, as equipes deverão realizar novas sessões de treinos em uma data que ainda será divulgada pela própria FVF.

Confira o comunicado:

O corpo técnico das seleções nacionais sub-20 e principal, encabeça pelo treinador Rafael Dudamel, informa a torcedores e representantes de meios que comunicação que, devido ao fechamento de vias e a atos de violência em várias regiões do país neste domingo, 30 de julho, foi impossível o translado de jogadores e membros da comissão técnica para a realização do módulo de trabalho de ambas as seleções, pautado para começar nesta segunda-feira, 31, no Centro Nacional de Alto Rendimento no estado de Nova Espanha.

O departamento de coordenação realizou todos os esforços necessário para o translado, mas, por razões de segurança, decidiu-se suspender o módulo de trabalho, o primeiro do novo ciclo da Vinotinto sub-20, que se prepara para sua participação nos Jogos Bolivarianos 2017 e no Sul-Americano da categoria em 2019 - além da preparação para a próxima data para as Eliminatória Sul-Americanas para a Copa do Mundo Fifa Rússia 2018 por parte da seleção principal.

Nos próximos dias, anunciar-se-á a data do próximo módulo de trabalho e a convocação dos jogadores para sua realização.