Topo

Neymar pede desculpas ao pai e diz que precisava de novos desafios

Do UOL, em São Paulo

03/08/2017 17h03

Minutos depois de ser anunciado como reforço do PSG, Neymar se manifestou com uma série de vídeos no Instagram. No vídeo, o brasileiro pede desculpas por contrariar o pai “pela segunda vez” e diz que jogar no Barcelona “foi um sonho de criança”.

“A vida de um atleta é movida a desafios. Alguns são impostos a nós; outros, são frutos de uma decisão nossa. Para mantermos a luz que ilumina a nossa carreira – que é intensa, mas curta”, iniciou Neymar, antes de pedir desculpas ao pai.

“Pela segunda vez na vida contrariei meu pai. Pai, entendo e respeito sua opinião, mas minha decisão estava tomada e espero que você me apoie como sempre fez”.

“O Barcelona e a Catalunha estarão sempre em meu coração, mas eu precisava de novos desafios”.

Pela manhã, os advogados do jogador haviam acertado o pagamento de 222 milhões de euros ao Barcelona (R$ 821 milhões), em cifra referente à multa rescisória do atacante com os catalães. No clube francês, o brasileiro vestirá a camisa 10, que anteriormente era usada por Javier Pastore.

Confira a declaração completa de Neymar:

A vida de um atleta é movida a desafios. Alguns são impostos a nós; outros, são fruto de uma decisão nossa. Para mantermos a luz que ilumina a nossa carreira – que é intensa, mas curta.

O Barcelona foi mais do que um desafio. Foi um sonho de criança, porque eu jogava com aqueles craques no vídeo-game. Cheguei à Catalunha com 21 anos cheio de desafios.

Até hoje lembro dos meus primeiros dias no clube, dividindo o vestiário com ídolos como Messi, Valdes, Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Busquets, entre outros. Na expectativa de atuar em um clube que é mais que um clube. O Barcelona é uma nação, que representa a Catalunha.

Tive a honra de atuar com o maior atleta que vi na vida, e que tenho a certeza não verei outro enquanto eu viver: Leo Messi. Virou meu parceiro, amigo dentro e fora de campo. Foi uma grande honra jogar com você.

“Formei um ataque com Messi e Suárez, que fez história. Conquistei tudo que um atleta poderia conquistar. Vivi momentos inesquecíveis.

Moro em uma cidade que é mais que uma cidade. É uma pátria. Amo Barcelona e amo a Catalunha.

Mas um atleta - no caso eu - precisa de desafios.

Pela segunda vez na vida, contrariei meu pai. Pai, entendo e respeito sua opinião, mas minha decisão está tomada. Espero que você me apoie como sempre fez.

O Barcelona e a Catalunha estarão sempre no meu coração. Mas preciso de novos desafios. Aceitei a proposta do Paris para tentar novas conquistas e ajudar o clube a alcançar os títulos que sua torcida espera. Me apresentaram um plano de carreira muito ousado, e me sinto pronto para esse desafio.

Agradeço o carinho da maravilhosa torcida blaugrana e a tudo que aprendi com os grandes atletas com quem dividi o vestiário.

Mas sinto em meu coração que é hora de partir. O Paris será minha casa nos próximos anos, e trabalharei para honrar toda a confiança deposita em meu futebol.

Conto muito com o apoio de todos vocês, torcedores que estão comigo desde 2009. Os meus amigos, os profissionais que me acompanham, e principalmente da minha família, que sofreu muito com alguns problemas que ocorreram neste período da minha carreira, e que hoje merecem paz. É uma decisão muito difícil, mas foi tomada com a maturidade que acumulei nos meus 25 anos.

Barcelona, gracies per tot. Paris, j’arrive. Que Deus nos abençoe e nos proteja.