Topo

Vascaínos criam estúdio de tatuagem voltado 100% para torcedores do clube

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2017 04h00

Um local totalmente voltado para que você marque sua paixão pelo Vasco na pele. Situado bem em frente ao estádio de São Januário, o “Studio da Colina” é o primeiro estúdio de tatuagem do Brasil 100% temático e focado nos torcedores de um clube específico.

Idealizado em meados de 2011 para 2012 e criado somente em novembro do ano passado, ele é totalmente decorado com as cores e os símbolos cruzmaltinos. Os tatuadores Raul Victor Magalhães, Igor Oliveira e Bruno Machado ficam responsáveis pelos desenhos alusivos ao Vasco e propõem até mesmo traços exclusivos, para que outras pessoas não tenham a mesma imagem.

Por lá, o foco no clube de São Januário é levado tão a sério que não há dinheiro que pague uma tatuagem em referência aos rivais.

“O nosso projeto é tatuar vascaíno. Um estúdio que seja referência em tatuagens do Vasco. A gente até faz outros tipos de trabalho, só não tatuamos qualquer referência a um rival do clube. Já até tiveram torcedores de outros clubes que pediram para tatuar aqui porque gostaram do estúdio, do trabalho, mas nosso foco é tatuar vascaíno. O cara, desde a subida, já se sente bem em casa e a ideia é essa. Dentro da atmosfera do futebol, de clube, só do Vasco mesmo”, destacou Raul, que é um dos sócios.

Por se tratar de um estúdio com um foco direcionado, os tatuadores acreditam que o local traz mais segurança para quem desejar tatuar o Vasco na pele.

“Já tatuamos aqui pessoas até mesmo de outros estados que vieram somente para isso, porque viram nosso trabalho, nossa ideia e só confiaram em nós para a execução. Entre a galera do Rio, tem gente que tem o desejo de tatuar algo do Vasco, mas tem medo. Pelo fato do tatuador poder ser um torcedor do rival e fazer algo que não fique legal. A paixão é algo inexplicável, e o cara muito apaixonado não quer fazer algo que não fique legal e não o represente. E aí quando ele vê o estúdio, o trabalho, se sente em casa. A ideia é o vascaíno se sentir em casa mesmo”, disse Raul, torcedor do clube desde a infância e de família cruzmaltina.

Recentemente, o departamento de marketing do Vasco firmou uma parceria com o Studio da Colina onde o sócio-torcedor tem direito a um desconto para realizar sua tatuagem.

Vasco entrou para o Guinness Book com tatuagem

Em 2010, o Vasco entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, por ter feito o maior número de tatuagens em um só dia: foram 802. A ação foi planejada pela Penalty, então fornecedora de material esportivo do clube, e a grife Cavaleira, e serviu para divulgar o lançamento da terceira camisa cruzmaltina. Na ocasião, os torcedores inscritos ganharam um exemplar do modelo e a tatuagem foi grátis.

No Brasil, o clube que mais se aproximou da ideia do "Studio da Colina" foi o Internacional. Porém, o clube gaúcho firmou uma parceria com um estúdio de Porto Alegre que não é temático e abrange outros tipos de trabalho.

Há ainda focos em torcidas organizadas de outras equipes, que fazem tatuagens em suas sedes, de uma maneira mais amadora.

Nos Estados Unidos, o Philadelphia Union, que disputa a MLS, ofereceu emprego no início deste ano para quem quisesse ser tatuador oficial do clube. Ele ficaria responsável por tatuar tanto os torcedores como os próprios jogadores da equipe.

Ano passado, para promover o Dia dos Namorados, a ESPN fez uma parceria com uma agência de publicidade e ofereceu um estúdio em São Paulo para que pessoais arrependidas de tatuagens feitas a antigos amores fossem cobertas pelo clube do coração.

Vale lembrar que o "Studio da Colina" é totalmente independente e a única ligação comercial que possui com o Vasco é a parceria de desconto para os sócios-torcedores.