Topo

Pai de Neymar diz que atitude do Barça o fez mudar de ideia e aceitar PSG

Pai de Neymar explica quando aceitou transferência para o PSG - Francisco Seco/AP - Francisco Seco/AP
Pai de Neymar explica quando aceitou transferência para o PSG
Imagem: Francisco Seco/AP

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 23h01

O pai de Neymar confirmou a história contada pelo filho após ser anunciado como novo jogador do Paris Saint-Germain. Em um vídeo no Instagram, o craque brasileiro havia dito que seu pai discordava da transferência ao clube francês. Nesta sexta-feira (4), em entrevista à rádio espanhola COPE, Neymar Silva assumiu que sua ideia inicial era convencer o filho a ficar na Espanha, mas revelou que uma atitude da diretoria do Barcelona o fez mudar de opinião nos últimos dias.

"Eu estava do lado do Barcelona, tentando convencer ele (Neymar Jr) a ficar. Com a atitude da diretoria (do time catalão), eu mudei de opinião", disse o pai de Neymar. Segundo ele, o problema foi o pagamento de um bônus pela renovação de contrato do filho - 26 milhões de euros que o Barcelona se recusa a pagar.

"Se não pagar, não posso fazer nada. Agora, eu não poderia me submeter à chantagem. Foi neste momento que o Barcelona perdeu meu apoio, quando agiu desta maneira. Até esse fato, estava eles tinham [o meu apoio], eu estava do lado do Barcelona tentando convencer Neymar de ficar no clube. No entanto, com essa atitude da diretoria, eu não poderia ficar do lado deles. O contrato está muito bem claro e explicado", explicou à rádio.

O novo contrato previa o pagamento de um prêmio de assinatura no ano seguinte e o aumento da cláusula de rescisão de 200 para 222 milhões de euros. O valor seria de 26 milhões de euros (cerca de R$ 95,5 milhões), que o Barcelona se recusa a pagar.

O pai de Neymar também esclareceu que a decisão de mudar de clube partiu do próprio jogador. “Foi uma decisão dele. Está onde sonhava. Ele estava acomodado, em uma zona de conforto, tranquilo. Ele escutou o conselho de seus amigos, as pessoas que o rodeavam... Queria encarar esse desafio, e agora vai seguir o seu destino. Acredito que teve muita coragem, e tinha o direito de ter essa decisão."

BOLA DE OURO

Ir para o Paris Saint-Germain facilitaria Neymar a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo? O próprio pai de Neymar discorda dessa tese. "Está correndo um risco. Por que acha que no PSG terá a garantia de ganhar a Bola de Ouro? É uma loucura pensar isso. É loucura que se pense isso, seria mais fácil continuar no Barcelona com a ajuda de todo aquele time."

Mesmo achando que o filho deveria permanecer no Barcelona, Neymar pai acredita que dificilmente Neymar seria o principal jogador do time. "Todo mundo dizia que ele tinha que ser o substituto de Messi, mas ele não queria. Neymar tem que obter o seu caminho e aceitar o desafio que ele terá pela frente. Não era justo para Leo ou para Neymar esse tipo de julgamento que as pessoas queriam fazer."