Topo

Delegação da Chapecoense chega à Espanha para amistoso com o Barcelona

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL

05/08/2017 12h14

Parte do grupo da Chapecoense chegou nesta manhã em Barcelona para a jogo da próxima segunda contra os donos da casa. O grupo foi recepcionado por muitos torcedores e também por vários jornalistas no aeroporto El Prat de Llobregat, na cidade espanhola.

Torcedores do Barcelona e também brasileiros estiveram presentes no aeroporto para recepcionar os jogadores. O restante da delegação da Chapecoense viajará para a Espanha depois da partida contra o Coritiba, no domingo (6), pelo Campeonato Brasileiro.

A Chapecoense enfrentará o Barcelona pelo torneio amistoso Joan Gamper. O clube brasileiro foi convidado para o duelo após a tragédia aérea que deixou 71 pessoas mortas em novembro passado, nas proximidades de Medellín, na Colômbia.

Para o confronto, já foram vendidos 28 mil ingressos. O duelo marcará, também, a apresentação do elenco do Barcelona para a temporada 2017/18.

Entenda a competição

O Troféu Joan Gamper é um torneio amistoso de pré-temporada tradicionalmente organizado pelo Barcelona na segunda quinzena de agosto. Seu nome homenageia Hans-Max Gamper Haessig, fundador e primeiro presidente do clube que ficou conhecido como Joan Gamper na Catalunha.

O campeonato teve quatro clubes de 1966 a 1996 e foi disputado em formato eliminatório, com semifinais e finais. Foi neste sistema que o Internacional se tornou o único brasileiro campeão do Joan Gamper, com vitória por 3 a 1 sobre o Manchester City na decisão de 1982.

Outros brasileiros já jogaram a decisão do torneio. O Flamengo, em 1968, o Vasco da Gama, em 1980, e o Santos, em 1998 e 2013, foram vice-campeões – todos perderam a decisão para o Barcelona.

O Vasco ainda foi terceiro colocado em 1981 e quarto em 1972. O Inter, por sua vez, ficou em terceiro em 1991 e em quarto em 1989. O Botafogo, que ficou na quarta posição em 1978, completa a lista de brasileiros que disputaram a competição.