Topo

Time trans festeja aniversário com festival de futsal exaltando diversidade

O time do Meninos Bons de Bola, a primeira equipe de transexuais do país - Rodrigo Ferreira
O time do Meninos Bons de Bola, a primeira equipe de transexuais do país Imagem: Rodrigo Ferreira

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

05/08/2017 04h00

Primeiro time de homens trans do Brasil, o Meninos Bons de Bola vai ganhar uma festa por completar um ano de existência neste mês. A homenagem é do Museu do futebol que incluiu um festival de futsal no Ocupa Pacaembu, evento programado para o dia 26 de agosto.

Haverá a instalação de duas quadras na Praça Charles Miller, que fica em frente ao Estádio do Pacaembu, sede do museu. Foram convocados 16 times que fogem do padrão. Há equipes de gays, góticos, anarquista, explica Aira Bonfim, pesquisadora do Museu do Futebol.

"O evento quer dar espaço a outras práticas do futebol que carreguem bandeiras de luta. Os Meninos (Bons de Bola) vão sintetizar a ideia, comemorar este um ano de existência e dar visibilidade ao futebol de rua".

Criador do Meninos Bons de Bola, Raphael Martins disse que o apoio é importante porque foi muito difícil encontrar um parceiro que abraçasse a causa. O time enfrentou e enfrenta problemas com material esportivo e foi expulso do local onde treinava por ser trans. "A homenagem é nosso troféu pelo aniversário de um ano".

A equipe está com 22 jogadores, jogou o Campeonato da Diversidade neste ano e planeja crescer até o final do ano. Raphael revelou que a intenção é criar uma ONG para trabalhar com esporte e ajudar homens trans em problemas que surgem quando constatam que não se identificam com o gênero em que nasceram.