Topo

Não é só na Europa: veja grandes contratações na América do Sul

Do UOL, em São Paulo

05/08/2017 04h00

Enquanto grande parte dos jogadores vão em busca de novos ares na Europa, outros voltam à América do Sul por um recomeço, pelo time do coração ou até mesmo em busca de títulos inéditos como a Copa Libertadores. Se o Brasil foi palco da volta de atletas conceituados como Hernanes, Diego Alves e Everton Ribeiro, o restante do continente também não ficou para trás.

Veja quem movimentou o mercado da bola na América do Sul:

Valdivia, meia do Colo-Colo - Sebastián Órdones/Divulgação - Sebastián Órdones/Divulgação
Imagem: Sebastián Órdones/Divulgação

Jorge Valdivia (Colo-Colo)

Os torcedores do Palmeiras encheram o Instagram da patrocinadora Leila Pereira de mensagens, e Valdivia chegou até a ser procurado pelo Santos, mas no fim das contas, o meia retornou mesmo para o seu time de infância após 14 anos. O Mago voltou ao Colo-Colo após se desligar do Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos) e mesmo com 33 anos, ainda ambiciona jogar novamente pela seleção chilena.

Maxi Rodríguez, do Peñarol - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Maxi Rodríguez (Peñarol)

Pouco depois de rescindir o seu contrato com o Newell’s Old Boys por conta da crise financeira que o clube passa, Maxi Rodríguez recebeu propostas da MLS e até do Panathinaikos. No entanto, o argentino, que disputou as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014 decidiu assinar por 1 ano com o Peñarol. Aos 36 anos, o meia irá jogar ao lado dos veteranos Crístian ‘Cebolla’ Rodríguez e do volante uruguaio Walter Gargano, que também chegou ao time aurinegro nesta janela.

Teo Gutiérrez, do Junior Barranquilla - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Teo Gutiérrez (Junior Barranquilla)

O bom (e problemático) filho a casa tornou. Revelado em 2006 pela equipe de sua cidade, o atacante Teo Gutierrez veste a camisa do Junior Barranquilla pela terceira vez (atuou emprestado no clube em 2012). O colombiano, de bastante sucesso no River Plate e em sua seleção, chegou a ser alvo do Corinthians em 2015, quando acertou com o Sporting. Seu último clube antes de voltar para seu povo foi o Rosário Central, onde jogou emprestado pela equipe portuguesa.

Pinilla, da Universidad de Chile - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mauricio Pinilla (Universidad de Chile)

Ele chegou a ter uma passagem pelo Vasco em 2008, mas ficou conhecido pelos brasileiros após chutar uma bola no travessão nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, na vitória nos pênaltis da seleção brasileira sobre o Chile. E depois de uma carreira por times médios da Itália, como Palermo, Genoa e Atalanta, Mauricio Pinilla retorna ao clube que o revelou e jogará ao lado de outros atletas da seleção local, como Johnny Herrera, Jean Beausejour e Gonzalo Jara. Ex-Cruzeiro e Vasco, o volante Felipe Seymour também está de volta à La U.

Enzo Pérez, do River Plate - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Enzo Pérez (River Plate)

Campeão da Libertadores em 2009 pelo Estudiantes, Enzo Pérez foi peça fundamental da equipe que bateu o Cruzeiro no Mineirão. No Benfica, o atleta se destacou ainda mais e foi titular da Argentina na Copa de 2014. Um ano depois, o jogador foi vendido ao Valencia por 25 milhões de euros. Sem um grande desempenho, o jogador de 31 anos foi um dos quatro reforços experientes que o River Plate contratou em busca de sua quarta Libertadores. Ignacio Scocco (ex-Internacional), Germán Lux (ex-La Coruña) e Javier Pinola (ex-Rosário Central) são os outros atletas com passagem pela seleção argentina que também foram contratados pelos Millonarios.

Amorebieta, do Independiente - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Fernando Amorebieta (Independiente)

Nascido na Venezuela e criado na Espanha, Amorebieta vai atuar pela primeira vez em um clube sul-americano. Revelado pelo Athletic Bilbao, o zagueiro passou também futebol inglês e atuou no Sporting Gijón em sua última temporada, antes de assinar com o Independiente. Além do defensor, que se aposentou da seleção vinotinto em 2015, o clube de Avellaneda também se reforçou com Jonás Gutiérrez, ex-seleção argentina e que eliminou o São Paulo da Copa Sul-Americana pelo Defensa y Justicia.

Arévalo Ríos em jogo pelo Racing - Joaquin Sarmiento/AFP - Joaquin Sarmiento/AFP
Imagem: Joaquin Sarmiento/AFP

Egidio Arévalo Ríos (Racing)

Aos 35 anos, Arévalo Ríos está estreando no futebol argentino. O volante, titular da seleção uruguaia, assinou com o Racing. Ao lado do atacante Lisandro López, o meio-campista ex-Botafogo será uma das atrações da equipe contra o Corinthians, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Cardona, do Boca Juniors - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Edwin Cardona (Boca Juniors)

Cardona tem apenas 24 anos, mas já possui um currículo bastante considerável para alguém da sua idade. Destaque do Atlético Nacional em 2014, o jogador foi para o futebol mexicano e já disputou quase 30 partidas pela seleção colombiana. No início do ano, o Palmeiras chegou a oferecer US$ 12 milhões (R$ 38,52 milhões) ao Monterrey, que não aceitou a proposta. Sete meses depois, o jogador acertou empréstimo com o Boca Juniors.

Cárdenas, pela LDU - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sherman Cárdenas (LDU)

Outro jogador que fez sucesso no Atlético Nacional vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2014 também possui um novo clube. Após passagens apagadas por Atlético-MG e Vitória, Sherman Cárdenas agora buscará voltar aos seus melhores dias na LDU. Na equipe do Equador, o meia colombiano será um dos responsáveis por colocar o argentino Hernán Barcos (ex-Palmeiras e Grêmio) na cara dos goleiros adversários.

Dátolo, do Banfield - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jesús Dátolo (Banfield)

Não foi apenas Cárdenas que deixou o Vitória nesta janela após decepcionar no clube baiano. Marcado por constantes lesões desde o ano passado, Jesús Dátolo buscará manter uma sequência de jogos em sua velha casa. O meia voltou ao Banfield para recuperar a confiança e ajudar a equipe que o revelou em 2004.

Gonzalo Rodríguez, pelo San Lorenzo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Gonzalo Rodríguez (San Lorenzo)

Após 13 anos de sucesso em times médios da Europa, Gonzalo Rodríguez voltou ao seu clube de coração em busca de uma Libertadores. O zagueiro, com passagem também pelo Villarreal, voltou ao San Lorenzo após seu contrato com a Fiorentina se encerrar. Comandado agora pelo uruguaio Diego Aguirre, o zagueiro deverá fazer dupla ao lado do também veterano Fabricio Coloccini.

Villar, do Nacional-PAR - Sthepane de Sakutin/AFP Photo - Sthepane de Sakutin/AFP Photo
Imagem: Sthepane de Sakutin/AFP Photo

Justo Villar (Nacional-PAR)

Titular absoluto da seleção paraguaia por mais de 10 anos, Justo Villar encaminha o fim de sua carreira voltando ao Nacional-PAR. Aos 40 anos, o goleiro deixou o Colo-Colo após o fim de seu contrato para voltar ao seu país.