Topo

Zé Ricardo é mantido no Fla, mas admite insatisfação com momento do time

Torcida do Flamengo protesta depois da derrota para o Vitória - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/08/2017 13h44

Apesar de toda pressão após mais um tropeço, Zé Ricardo segue como treinador do Flamengo. 

Enquanto o técnico concedia entrevista coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Vitória na Ilha do Urubu e nem sequer mencionava uma possível demissão, o diretor-geral do Flamengo, Fred Luz, afirmou brevemente: "Ele está aí, o trabalho segue".

O presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, por sua vez, preferiu o silêncio. Mesmo acostumado a entrevistas antes e depois dos jogos, ele se calou e deu o tom de incertezas no clube, mesmo em uma entrevista onde Zé Ricardo se esforçava em olhar para o futuro.

"Precisamos juntar os cacos, olhar para frente, seguir o trabalho", disse o treinador, despistando qualquer sinal de saída do cargo.

"Não houve nenhuma reunião. O Presidente sempre vai ao vestiário. Fizemos nossa corrente, falamos rápido e vim para cá", explicou Zé, minimizando a presença de Bandeira de Mello no local após a partida.

O resultado levou o Flamengo ao terceiro jogo seguido sem vitória no Campeonato Brasileiro - nos últimos sete jogos pela competição, apenas uma vitória. A série deixou o clube carioca distante da briga pelo título. O time rubro-negro figura na quinta colocação, com 29 pontos, 18 a menos que o líder Corinthians.

"A gente vinha fazendo jogos e os resultados não aconteciam, mas tínhamos uma performance boa. Hoje não tivemos uma boa atuação e isso foi determinante. É uma sequência ruim, talvez hoje tenha saído um pouco do nosso controle. [Agora] é olhar para frente e trabalhar", afirmou.

Durante o jogo, a torcida do Flamengo protestou contra o time e ecoou gritos de "fora, Zé Ricardo". O treinador, porém, afirmou que os protestos não vão alterar seu pensamento sobre a equipe.

"Isso nunca norteou meu trabalho e nunca vai nortear. Tenho as minhas convicções e continuamos trabalhando em cima de treinamento. Se não tiver confiança, não pode estar num clube como o Flamengo. Encaro sempre as dificuldades como oportunidade de crescimento", afirmou.

"Eu respeito a torcida do Flamengo, que está no seu direito de cobrar. Estamos chateados, insatisfeitos por não dar retorno à nossa torcida. Hoje não aliamos performance e resultado", disse.

Zé Ricardo está no comando do Flamengo desde maio de 2016, quando assumiu interinamente no lugar de Muricy Ramalho. Dois meses depois, o então auxiliar foi confirmado como técnico efetivo do clube carioca.

Copa do Brasil e Sul-Americana 'seguram' Zé

Sob seu comando, o Flamengo terminou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro de 2016. Neste ano, porém, a equipe parou ainda na fase de grupos da Libertadores e vê situação delicada no Brasileiro, apesar de ter um dos maiores investimentos da competição.

O clube ainda tem as disputas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana pela frente. Os dois torneios em formato mata-mata, por sinal, ajudam a manter o comandante do time rubro-negro. Na visão dos dirigentes do futebol do Flamengo, uma troca agora só deixaria o ambiente mais tumultuado às vésperas de duelos decisivos nas duas competições.