Opinião: PSG e Neymar vão demorar para serem os melhores do mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Christian Hartmann/Reuters

    Neymar faz embaixadinha na apresentação

    Neymar faz embaixadinha na apresentação

Neymar se tornou o jogador mais caro da história (R$ 821 milhões). Ele chega a Paris depois de uma longa novela e adotou um discurso de apetite por títulos. O brasileiro é a aposta dos milionários do Qatar por trás do Paris Saint-Germain para mudar o clube de patamar.

Os blogueiros do UOL Esporte respondem a três questões sobre até onde a parceria Neymar e PSG pode dar certo. Eles não acreditam que a contratação muda o time francês de patamar e afirmam que Barcelona e Real Madrid continuam como as maiores potências do futebol mundial.

1) O PSG se torna a maior potência mundial com a chega de Neymar?

Juca Kfouri
Não. Terá de suar muito para superar o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern Munique e até o Chelsea. Devagar com o andor.

Paulo Vinicius Coelho

Não se torna. Assim como o Chelsea foi o clube mais rico do mundo e demorou oito anos para vencer a Champions, o projeto PSG-Neymar tem cinco anos de duração. O objetivo é ganhar a Europa em cinco temporadas.

André Rocha

Não, continuam sendo Real Madrid e Barcelona, pelas conquistas recentes, por tudo que representam até em termos midiáticos e, claro, por contar com os dois ícones desta geração.

Perrone

Não. Ainda fica atrás de Real Madrid e Barcelona.

Alexandre Praetzel

Acho que o PSG tem time para ganhar a Liga dos Campeões com a contratação de Neymar. Mas está distante de uma potência mundial. Para esta definição, precisa crescer como clube, em receitas, mídia e títulos. Vai começar a lutar com Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique e Juventus, mas ainda está distante dos adversários.

2) Neymar vai ganhar a Bola de Ouro?

Juca Kfouri

Um dia vai, não sei se enquanto o Messi e o Cristiano Ronaldo estiverem jogando.

Paulo Vinicius Coelho

O PSG não encurta o caminho para a Bola de Ouro. A Copa do Mundo continua sendo o caminho mais curto para o prêmio individual daqui até 2018.

André Rocha

Se for o craque de alguma Copa ou da conquista inédita da Liga dos Campeões do PSG, é bem provável.

Perrone

Não acredito que a transferência facilite essa missão. Messi e Cristiano Ronaldo continuarão sendo adversários gigantes.

Alexandre Praetzel

Para ganhar a Bola de Ouro, precisará conquistar a Liga ou a Copa do Mundo pelo Brasil. Tudo isso para 2018. Com 25 anos, existem boas chances, mas sempre terá Messi e Cristiano Ronaldo como concorrentes, nos próximos quatro anos, pelo menos. Da sua geração, acredito que Neymar surge como protagonista.

Aurelien Meunier/Getty Images

3) O valor da transação pode inflacionar o mercado ou é uma coisa pontual?

Juca Kfouri

Se influenciar será a falência de quem for atrás.

Paulo Vinicius Coelho

Pontual. Poucos clubes têm condição de chegar a esse patamar. O Real Madrid fala em 180 milhões por Mbappé. Até aqui, não aconteceu. Este recorde pode durar dez anos.

André Rocha
O mercado já está inflacionado, eu diria louco. Difícil prever o que pode vir por aí, até porque depois desse negócio megalomaníaco, o fair play financeiro da Uefa vai virar piada, algo facilmente burlável.

Perrone
Pode inflacionar no sentido de que quem for procurado pelo Barcelona deve exigir mais por seus jogadores sabendo que o cofre catalão está abarrotado.

Alexandre Praetzel

O valor é absurdo, mas ainda assim num jogador com boas possibilidades de retorno e com o PSG precisando de um grande nome para tentar mudar de patamar. Não acredito que as cifras irão aumentar consideravelmente, pelo fato de que os grandes nomes diminuíram no futebol mundial. Quando Pogba foi contratado por uma fábula pelo Manchester United, houve debate. E Pogba é inferior a Neymar. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos