Topo

Dupla Ba-Vi reage bem às trocas de técnico e termina 1º turno em ascensão

Vitória e Bahia convivem com a parte de baixo da tabela, mas estão em alta - ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vitória e Bahia convivem com a parte de baixo da tabela, mas estão em alta Imagem: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Recife

07/08/2017 12h26

Dois dos três representantes do futebol nordestino na primeira divisão, Bahia e Vitória não fizeram primeiro bom primeiro turno no Brasileirão. Flertaram frequentemente com a zona de rebaixamento, mas terminam a primeira metade do campeonato em alta.

O momento de ascensão da dupla coincide com outro denominador comum: ambos reagiram bem às respectivas e recentes trocas de técnico.

Após a demissão de Alexandre Gallo, o Vitória agiu rápido e contratou Vagner Mancini. Apesar de ainda estar na zona de rebaixamento, com 19 pontos, a três do primeiro time fora da degola, o Leão baiano reagiu nas últimas rodadas e vem de bons resultados.

Arrancou empate  do Cruzeiro em Belo Horizonte na primeira partida de Mancini, venceu a Ponte Preta por 3 a 1 em casa e bateu o Flamengo por 2 a 0 no Rio de Janeiro - em partida que implicou a queda de Zé Ricardo. Quando da chegada do treinador, a equipe tinha 12 pontos. Em nove disputados sob seu comando, conquistou sete.

"Foi uma vitória importante nesse momento, porque nos coloca em condição de igualdade com equipes que estão lutando para escapar do rebaixamento", destacou Mancini após o jogo contra o Flamengo.

"Nós temos que encarar o segundo turno dessa forma, como foi encarado esses nove pontos. Importante pontuar, porque você vai pulando de posições. Sábado que vem vamos abrir o turno diante do Avaí. Importante manter-se dessa forma, para que rapidamente possamos sair da zona", acrescentou.

O presidente em exercício do Vitória, Agenor Gordilho, avaliou em entrevista ao UOL Esporte que o resultado da contratação foi imediato. "Além da parte técnica, é um motivador de grupo e tem bom relacionamento com o plantel. Técnico que por onde passou deixou boa imagem. Houve uma motivação geral. Contra a Ponte, fizemos nossa melhor partida no ano, estamos muito animados. O que nós queremos é a manutenção na Série A."

Interino, Preto Casagrande está sob análise no Bahia

Do outro lado da torcida em Salvador, o Bahia adotou cautela após a demissão de Jorginho e preferiu não acelerar a busca por um novo nome, mas obteve igualmente bons resultados sob comando interino de Preto Casagrande, que também se mantém invicto após dois jogos.

Em sua primeira partida, empatou fora de casa contra a Chapecoense. Na última rodada do primeiro turno, bateu o São Paulo por 2 a 1 na Fonte Nova, em confronto direto na briga contra o rebaixamento. De quebra, o time ainda voltou a vencer em casa, onde o Bahia vinha tendo desempenho abaixo da crítica - um dos principais motivos da demissão de Jorginho.

"A gente trabalhou muito no pré-jogo contra o São Paulo. O fato de eu já estar no clube e ter identificação com os atletas, ajudaram muito para os jogadores entenderem a importância desse jogo e colocar em práticas as orientações. As coisas aconteceram da melhor maneira", explicou Preto Casagrande, que não foi procurado ainda para ser efetivado, embora o Bahia não descarte tal possibilidade.

Desde a demissão de Jorginho, o presidente Marcelo Sant'Ana, o vice Pedro Henriques e o diretor de futebol Diego Cerri têm ratificado que o Bahia não se apressará na busca de um novo técnico.

O próprio Sant'Ana já disse publicamente que a agilidade na contratação de Jorginho após a ida de Guto Ferreira para o Internacional foi equivocada. O trio que comanda o futebol do Bahia, inclusive, avalia seriamente a efetivação do interino. Embora nomes mais fortes estejam à mesa da direção do clube, não é exagero dizer que Casagrande está sob observação. 

Até então, tanto a escolha do Vitória pelo velho conhecido Vagner Mancini, técnico que mais vezes comandou o time na história, como a do Bahia pelo auxiliar Preto Casagrande, que é ídolo do clube pelos serviços prestados como jogador, se mostraram corretas. Os resultados em campo começam a surgir.